Apoliana Oliveira
Comentarista do programa Jogo do Poder Jornalista, formada na Universidade Federal do Piauí Contato: apolianaoliveirameio@gmail.com
Lista de Colunasúltimas notícias
página 33 de 97Líder do prefeito, Antônio José Lira ensaia voo de retirada após o Carnaval
A paciência do líder do prefeito Dr. Pessoa, o vereador Antônio José Lira, está no limite. Sem espaços na prefeitura, contando apenas com o mandato [com prazo de validade até a volta de Renato Berger], ele já admite a interlocutores que não pretende morrer abraçado com a gestão.
A gota d'água foi a divisão da Fundação Wall Ferraz para os suplentes Inácio Carvalho e Graça Amorim. Nada para Lira, que se vangloria de ser o que mais defende e promove os feitos de Dr. Pessoa. E é verdade. O homem não sai da Avenida Camilo Filho.
Nesta semana ele fez uma última tentativa com o prefeito. Sem sucesso. A palavra "injustiça", dizem os amigos, não sai da boca do vereador. A coluna apurou que Lira já estaria decidido e que, nas semanas seguintes ao carnaval, o rompimento pode ser anunciado.
E TEM MAIS
Outro rompimento previsto para o pós-Carnaval é o do secretário executivo da Semcom, Sérgio Bandeira. A instabilidade na formação da chapa do Democracia Cristã e a insatisfação com o negligenciamento de suas demandas na Zona Sul de Teresina, empurram o suplente de vereador para fora da base do prefeito Dr. Pessoa. Menos um e contando...
Jeová e Jadyel em rota de colisão pelo comando do Republicanos no Piauí
Os grupos do deputado federal Jadyel Alencar e do deputado estadual Jeová Alencar estão outra vez em rota de colisão, agora pelo comando do Republicanos.
A assessoria jurídica de Jadyel está buscando uma saída segura para garantir sua desfiliação do PV, já que o acordo com o presidente nacional da sigla, Marcos Pereira, é que o comando do Republicanos no Piauí só será dado a ele com a saída efetiva da federação.
E o duelo tem tudo a ver com a eleição em Teresina. Jadyel assegura que, com ele no comando, Dr. Pessoa será o candidato. O filho do prefeito, João Duarte Pessoinha está ajudando na articulações.
Do lado de Jeová, que a cada dia reforça sua pré-candidatura a prefeito pelo próprio Republicanos, os trunfos são: o apoio de Gessivaldo Isaías, braço político da Igreja Universal no Piauí; pesquisas de intenção de voto; e uma chapa proporcional, que o deputado está montando para apresentar a Marcos Pereira.
Mas vale lembrar que Jadyel é aliado político do governador Rafael Fonteles (PT), que tem um pré-candidato a prefeito em Teresina: Fábio Novo (PT). Como pode então o deputado fazer garantias a Dr. Pessoa, a quem Novo faz oposição? Fica aí o questionamento!
Paulo Lopes prestes a deixar o ninho tucano
Estão avançadas as conversas entre o vereador Paulo Lopes e o PRD. O tucano tem coversado bastante com os colegas Markim Costa e Bruno Vilarinho, presidentes municipal e estadual do PRD, respectivamente, e já não esconde que pode deixar o PSDB. Uma fonte revela à coluna que a filiação já está acertada e que tão logo vire a janela partidária, Paulo pulará do "ninho".
Nesta quarta (07), a coluna flagrou o momento em que Markim presenteia Paulo com um ''botton" do PRD. O tucano aceitou e guardou no bolso, do lado "esquerdo do peito".
Enzo Samuel faz parceria com a Seduc para mais um Câmara em Ação
O presidente da Câmara de Vereadores de Teresina, Enzo Samuel (PDT), confirmou mais uma edição do projeto Câmara em Ação, que desta vez acontecerá em uma escola da rede estadual de ensino.
A parceria com a Seduc foi acertada em reunião, nesta terça-feira (6), com o secretário Washington Bandeira e a coordenadora de projeto sociais da Câmara, Marcilane Gomes. O projeto vai ainda contar com mais atividades voltadas para a educação dos jovens teresinenses.
“Eu acredito e espero que todos possam acreditar também: a educação é como um superpoder que transforma sonhos em realidade! % Deixo aqui a minha gratidão pelo apoio do secretário e de toda a equipe da Seduc”, comemora Enzo.
Após se recusar a apoiar Fábio Novo, Dilson Resende fecha com Silvio Mendes
Dias depois de romper com Evaldo Gomes e deixar o Solidariedade, Dilson Resende encontrou abrigo no União Brasil, de Silvio Mendes. Nesta terça-feira (6), Dilson esteve com o pré-candidato Silvio Mendes (UB), que indiretamente foi o estopim da cisão no Solidariedade.
Pra quem não viu, Dilson foi “sincerão” e disse com todas as letras para Evaldo que não pretendia apoiar Fábio Novo (PT), e sim Silvio. Agora, Dilson tem o desafio de convencer os demais pré-candidatos que, junto com ele, pularam fora do Solidariedade, a também apoiar o ex-prefeito de Teresina.
Lira à base de Pessoa: se pegar outro prefeito, tem que fazer tratamento
Na abertura do Ano Legislativo na Câmara de Vereadores de Teresina, o líder do prefeito Dr. Pessoa (Republicanos) na Casa, o vereador Antônio José Lira (Republicanos), bateu a real: a atual gestão não tem base consolidada.
"Base não tem, nunca teve. Quem ainda conseguiu fazer a base com 15, foi o vereador Antônio José Lira. Teve votação aqui, que modestia à parte falando, que oito colegas disseram: 'eu vou votar por você'", afirma o vereador.
Lira ainda provoca, ao dizer que Dr. Pessoa é o prefeito que melhor tratou os vereadores na gestão. "Se ele não ganhar, tem vereador aqui que conviveu com Dr. Pessoa, que depois, quando pegar outro prefeito, tem que fazer tratamento", diz.
Dr. Pessoa falta à sessão de abertura do Ano Legislativo na Câmara
O prefeito de Teresina, Dr. Pessoa (Republicanos), não compareceu nesta terça-feira (6) à sessão de abertura do Ano Legislativo, na Câmara Municipal de Teresina. A mensagem do Executivo foi trazida à Casa e será lida no plenário pelo secretário de Planejamento, João Henrique Sousa.
Aos jornalistas, o secretário explicou que o prefeito apresentou irritação no olho, com muita vermelhidão. E decidiu então suspender o compromisso e enviar um representante.
Na mensagem, o Executivo destaca obras de pavimentação, recuperação de estradas na zona Rural, obras de ampliação da rede de iluminação, e empreendimentos como o Hospital da Mulher e a Casa da Mulher Brasileira.
Secretário de Educação Nouga Cardoso deixa gestão de Dr. Pessoa
Mais uma mudança na administração do prefeito Dr. Pessoa (Republicanos). Na manhã desta quinta-feira (1º), o professor Nouga Cardoso Batista entregou o comando da Secretaria Municipal de Educação.
Na carta entregue ao prefeito de Teresina, Nouga expressa que não está mais disponível para comandar a pasta. Não é a primeira vez que Nouga expressa insatisfação com a falta de autonomia na Semec. Desta vez, oficializou a sua saída.
"Ao tempo em que cumprimento Vossa Excelência, aproveito do presente expediente para comunicar ao nobre Prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, a minha não disposição de continuar exercendo o honroso cargo de Secretário Municipal de Educação do Município de Teresina, a partir do dia 5 de fevereiro de 2024. Neste ensejo, agradeço a confiança a mim depositada e já me colocando à disposição para fazer a transmissão do cargo a outro escolhiso por Vossa Excelência."
Inscrições do PROUNI podem ser prorrogadas após atraso no resultado do SISU
As inscrições para o processo seletivo do Programa Universidade para Todos (PROUNI) podem ser prorrogadas por 24 horas. É o que prevê o ministro Camilo Santana, da Educação, em razão do atraso na divulgação do resultado do Sistema de Seleção Unificada (SISU).
"Por conta do atraso na divulgação do SISU, vamos avaliar se prorroga ou não mais um dia, por conta dessas praticamente 24 horas do atraso da divulgação do SISU, e talvez haja necessidade de prorrogar por mais 24 horas o PROUNI”, afirmou o ministro nesta quarta-feira (31), em entrevista no Canal GovBR.
As incrições para o PROUNI iniciaram na segunda-feira (29). Os interessados em participar devem se inscrever até as 23h59 (horário de Brasília) de 1º de fevereiro. São ao todo 406.428 bolsas ofertadas — sendo 308.977 integrais (100%) e 97.451 parciais (50%) —, distribuídas em 15.482 cursos, de 1.028 instituições participantes.
Mas o resultado do SISU, que deveria sair no dia de ontem, acabou sendo adiado. Em nota, o MEC disse que “identificou problemas técnicos no sistema e reiniciou os protocolos de homologação, adiando a divulgação dos resultados definitivos do Sisu 2024 para esta quarta-feira, 31 de janeiro”.
Camilo tranquilizou os estudantes e disse que o resultado sairá na tarde de hoje. “A equipe de TI solicitou algumas horas para resolver, solucionar os problemas, então a previsão é que agora, no início da tarde, possa estar sendo divulgado o resultado do SISU”, explica.
Camilo Santana confirma retomada de 113 obras da educação no Piauí
O ministro da Educação, Camilo Santana, confirmou que os municípios piauienses incluíram 113 obras inacabadas ao Pacto Nacional pela Retomada de Obras e de Serviços de Engenharia Destinados à Educação Básica. A informação foi dada em entrevista ao programa “Bom Dia, Ministro”, da EBC, que nesta quarta-feira (31) contou com a participação da Rádio Meio Norte.
Ao todo, explica Camilo, 175 obras no Piauí, custeadas pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), foram encontradas paralisadas pelo governo Lula. Em todo o país, eram mais de 5.600. Com o Pacto Nacional pela Retomada de Obras e de Serviços de Engenharia Destinados à Educação Básica, anunciado no ano passado via Medida Provisória, permite corrigir o valor das obras, algumas paralisadas há mais de 7 anos. Parte das obras serão relicitadas para a correção do valor pelo Índice Nacional da Construção Civil.
Só no ano passado, o Ministério da Educação (MEC) concluiu 631 obras que estavam em andamento. O que foi possível graças à estipulação de critérios objetivos pelo Governo Federal, para o pagamento dos recursos pelo FNDE. “Fui governador do Ceará e precisei entrar na justiça, no Supremo Tribunal Federal, para receber os recursos que o FNDE devia às obras do meu estado. No governo passado, só pagava, quem eles queriam”, diz o ministro.
O primeiro passo, segundo ele, foi estabelecer um “critério republicano”, que permitiu pagar em 2023 mais que o dobro de 2022 às obras custeadas pelo Fundo.
"Para obras paralisadas e inacabadas, esse passivo, fizemos uma lei, e agora estamos retomando, as obras que estavam em encaminhamento, colocar todas em dia, pagar o atrasado e manter o pagamento em dia para que não paralisem mais, e as novas obras que serão agora anunciadas, a primeira leva de novas obras para a educação básica, para que a gente possa concluir", explica Camilo.