Apoliana Oliveira
Comentarista do programa Jogo do Poder Jornalista, formada na Universidade Federal do Piauí Contato: apolianaoliveirameio@gmail.com
Lista de Colunasúltimas notícias
página 32 de 97Joaquim Caldas pode se afastar do mandato; Daniel Carvalho assumiria
O vereador Joaquim Caldas (MDB) poderá ter que se afastar do mandato na Câmara de Vereadores de Teresina. É que em razão da queda sofrida na última quinta-feira (17), ao descer do veículo, o parlamentar sofreu uma lesão na coluna. Exames de ressonância descartaram dano neurológico, mas confirmaram o achatamento da vértebra L1.
À coluna, Joaquim informou que está sendo acompanhado pela equipe de ortopedia do Hospital ProntoMed. E explicou que a recomendação médica é de imobilização até o processo de cicatrização completa da lesão. Tratamento este que pode demorar pelo menos dois meses.
AFASTAMENTO
Neste cenário, de acordo com o regimento interno da Câmara de Vereadores de Teresina, o vereador pode pedir licença do mandato por motivos médicos. Caso o afastamento seja superior a 60 dias, o suplente será convocado.
MUDANÇA NA BANCADA
Com isso, quem assumiria a cadeira seria o suplente Daniel Carvalho, ex-superintendente da SAAD Norte. Hoje pré-candidato a vereador, o emedebista apoia declaradamente a pré-candidatura de Fábio Novo (PT) e, consequentemente, faz oposição a Dr. Pessoa (Republicanos).
Assim, a bancada emedebista na Casa passaria a ser inteira oposição ao prefeito, já que diferente de Zé Nito e Luiz Lobão, Joaquim ainda mantém boa relação com o Palácio da Cidade, considerando-se base de Dr. Pessoa.
Hilder Monção confirma apoio a Dr. Hélio Oliveira em Parnaíba
O jornalista Hilder Monção retirou sua pré-candidatura a prefeito de Parnaíba. Na coletiva de imprensa, realizada na manhã desta sexta-feira (16), ele anunciou ainda apoio ao deputado estadual Dr. Hélio Oliveira (MDB).
"Temos um plano para esta cidade, que se encaixa dentro do plano de Deus, mas Deus determinou que ainda não é o momento de executar esse plano que nós criamos para Parnaíba (...) E hoje eu estou aqui para anunciar, ao povo da cidade de Parnaíba, a quem eu tenho muito respeito... eu retiro aqui a minha pré-candidatura a prefeito da cidade de Parnaíba, com o coração cheio de dor", afirmou aos jornalistas.
Hilder ressaltou o entendimento com o governador Rafael Fonteles (PT), que ajudou a costurar a adesão, e disse que o momento agora é de "humildade", já que o cenário da disputa em Parnaíba, para a oposição, dificulta o lançamento de várias candidaturas.
Ao falar do Grupo Esperança, do qual faz parte, Hilder admitiu que outros membros também estão em diálogo com o governador. A exemplo do próprio deputado federal Florentino Veras, que ontem confirmou adesão a Dr. Hélio. "Acredito que outros nomes devem estar [aderindo]. E os demais que não vão vir apoiar o Dr. Hélio, seguir a orientação do governador, a gente respeita", concluiu Hilder.
Tentativa de tirar Jeová Alencar do páreo pode reaproximá-lo a Sílvio
As movimentações para tirar Jeová Alencar do comando do Republicanos no Piauí podem reaproximar o deputado estadual do grupo de Ciro Nogueira, Sílvio Mendes e companhia. Nos bastidores, a informação é de que nomes ligados ao Palácio de Karnak estariam atuando, com apoio do deputado federal Jadyel Alencar (PV), na tentativa de inviabilizar a pré-candidatura do deputado a prefeito de Teresina.
Mesmo que Jadyel - agora liberado do PV para se filiar ao Republicanos - tenha recuado, ao afirmar que não pretende se envolver na disputa entre Jeová e Dr. Pessoa pelo comando do partido na capital, o deputado traça agora um plano B.
O primeiro passo foi o encontro, na tarde desta quinta-feira (15), com o deputado federal Júlio Arcoverde (PP). A coluna apurou que a conversa girou em torno da possibilidade de federação entre o Progressistas e o Republicanos, o que poderia atrasar a ida de Jadyel para o partido de Marcos Pereira.
Mas nem todos na ala governista concordam em sacar Jeová da disputa. A avaliação de fontes ouvidas pelo blog é de que o deputado tira votos de Silvio Mendes (UB) e não de Fábio Novo (PT). O que, com o andar da pré-campanha, fragilizaria ainda mais o pré-candidato de Ciro Nogueira.
Fato é que sem partido e/ou sem a possibilidade de deixar o Republicanos, o caminho de Jeová inevitavelmente seria a aliança com Sílvio, parceria essa que estava desgastada, já que o deputado cansou de esperar pela confirmação de seu nome como vice na chapa oposicionista.
E ao lado de Silvio, Jeová agrega não só o reforço na pré-campanha de rua, com a mobilização de lideranças, mas também o apoio da Igreja Universal, através do suplente de deputado estadual Gessivaldo Isaías.
PP e Republicanos podem 'adiantar' federação enquanto aguardam pelo UB
A mega-federação que deve reunir Progressistas, União Brasil e Republicanos continua nos planos do Centrão no Congresso Nacional. A articulação nos últimos meses tem sofrido altos e baixos e, agora depois do Carnaval, as conversas entre os líderes dos três partidos foi retomada. E a possibilidade de que a federação aconteça aos poucos, de maneira "fatiada", deu um novo gás às articulações.
Enquanto o União Brasil não efetiva a troca do comando nacional, a ideia é antecipar a federação já com o Progressistas, de Ciro Nogueira e Arthur Lira, e o Republicanos de Marcos Pereira. Os líderes já consultaram a Legislação Eleitoral e confirmaram que a estratégia é possível.
E quando Antônio Rueda for confirmado (se for) substituto de Luciano Bivar no comando do União, os três partidos então concluiriam o processo de federação.
PRAZO
Para que tenham validade no pleito de outubro deste ano, novas federações precisam ser registradas junto ao Tribunal Superior Eleitoral até o dia 6 de abril, exatos seis meses antes da eleição, que coincide com o prazo para que os candidatos registrem filiação. Juntos, os três partidos teriam uma bancada no Congresso de mais de 160 deputados federais e 17 senadores.
Vereador de Teresina sofre queda ao descer do carro e lesiona vértebra
O vereador Joaquim Caldas (MDB) sofreu um acidente nesta quinta-feira (15), durante uma viagem, e acabou lesionando uma vértebra. Segundo a assessoria do parlamentar, ao descer do veículo onde estava durante uma forte chuva, ele acabou escorregando no piso molhado e caiu.
Joaquim foi socorrido por uma equipe do Corpo de Bombeiros e levado para a urgência do hospital local. Após um exame de raio-x, os médicos constataram uma pequena lesão na vértebra L1.
Ainda na nota, a assessoria informa que "o vereador está sentindo dores, mas já foi liberado para tratamento em Teresina, próximo de familiares e amigos".
Jadyel Alencar não vai interferir na disputa entre Jeová e Dr. Pessoa
Com a anuência do diretório nacional do Partido Verde e da federação FE Brasil (PT/PV/PCdoB) para deixar a sigla e se filiar ao Republicanos, o deputado federal Jadyel Alencar diz que não pretende interferir, em Teresina, na definição da pré-candidatura a prefeito da sigla, na qual está filiado hoje o prefeito Dr. Pessoa.
A questão chegou a preocupar aliados do deputado estadual Jeová Alencar, que também colocou seu nome à disposição para a disputa majoritária na capital. Mas segundo o próprio Jadyel, sua "digital" no diretório municipal só será colocada após o processo eleitoral de outubro.
"Me filiando ao Republicanos nos próximos dias, obviamente o comando estadual passa pra mim, foi esse o compromisso. Mas não vou mexer com o Jeová, não intervenho em Teresina. Ele e o prefeito Dr. Pessoa, junto com o Marcos Pereira, vão definir a questão. Minha digital no diretório municipal só colocarei após a eleição", afirma Jadyel.
A informação tranquiliza Jeová, mas não necessariamente o grupo do prefeito Dr. Pessoa, já que a bola passa agora para Marcos Pereira, presidente nacional do Republicanos. Como a coluna já antecipou, o deputado pretende apresentar a Pereira não só uma chapa proporcional estruturada, como também pesquisas de intenção de voto e, claro, a estratégia casada com Gessivaldo Isaías, braço político da Igreja Universal em Teresina.
“Teresina voltou a ter carnaval”, comemora Neto do Angelim
O presidente da Fundação Cultural Monsenhor Chaves, Neto do Angelim, comemorou o sucesso do carnaval de rua de Teresina. Além dos blocos nos bairros e do Corso, no sábado do Zé Pereira, neste ano os teresinenses puderam desfrutar do Carnaval da Marechal, promovido pela Kalor Produções, com o apoio da prefeitura de Teresina. Para Neto, dias de festa tranquilos, que contribuíram para movimentar a economia da cidade.
"Participei da grande maioria dos blocos e por onde a gente andou ouviu o povo falando que Teresina voltou a ter carnaval. O Carnaval da Marechal foi uma parceria de sucesso e acredito que ela continua", avalia Neto.
À coluna, ele admite que resgatar a festa não foi uma tarefa fácil, ainda mais com débitos ainda em aberto da festa do ano passado. "Recebemos não de muitas pessoas, mas os débitos que tínhamos já estão sendo honrados. E neste ano, pela primeira vez, os blocos de rua receberam dinheiro antecipado", explica o secretário, que contabiliza investimentos na ordem de R$ 1,8 milhão.
Neto destacou ainda a parceria com a Polícia Militar e a Guarda Civil Municipal, que garantiu a segurança das festas.
No Carnaval, Venâncio Cardoso adere ao “vermelhou”
O prefeito de Recife (PE), João Campos, fez sucesso neste carnaval nas redes sociais ao descolorir os cabelos e aderir ao “nevou”. Mas aqui em Teresina, o vereador Venâncio Cardoso entrou na moda do “vermelhou”, como ele mesmo contou em seu Instagram. A coluna tem certeza que o post de Venâncio não era sobre cabelo. Vale lembrar que o vereador vai se filiar ao Partido dos Trabalhadores para concorrer à reeleição.
Enzo Samuel aproveita a 'terça de Carnaval' para visitar obras na Câmara
O presidente da Câmara Municipal de Teresina, vereador Enzo Samuel (PDT), visitou nesta terça-feira (14) de Carnaval as obras de reforma e modernização do Palácio Chagas Rodrigues, sede do Poder Legislativo na capital. E reforçou que a primeira etapa dos trabalhos serão entregues até o dia 29 de fevereiro, dentro do prazo de 30 dias previsto pela administração da Casa.
"Terça-feira de Carnaval e nesta manhã a gente não está em bloquinho. Nós viemos visitar e acompanhar as obras da Câmara Municipal", reforçou Enzo, no vídeo em que aparece ao lado de Ricardo Portela, diretor administrativo da Câmara.
Segundo Enzo, a parte mais adiantada da reforma é a do piso superior, onde ficam boa parte dos gabinetes dos parlamentares. A segunda etapa será focada no térreo do prédio e, em seguida, os trabalhos continuam na área externa, com a pintura e a revitalização da área de jardinagem.
Dr. Pessoa impõe 'condição' para ampliar espaços de Lira na gestão
O prefeito de Teresina, Dr. Pessoa (Republicanos), comentou nesta sexta-feira (09) sobre a relação com o seu líder no Legislativo Municipal, vereador Antônio José Lira (Republicanos), dando a entender que não pretende ampliar os cargos do parlamentar, que se queixa da falta de espaço na gestão. Como a coluna já mostrou, Lira já não descarta deixar a base do prefeito e tem comentado com interlocutores que é vítima de injustiça.
"Aonde até eu seu ele é um grande líder, ele é um grande cidadão. E nós não ajeitamos ninguém, não. Nós botamos alguém para ajudar a administração. [Estamos] de portas abertas para ele e para outros, para ajudar a administração. Pergunte a ele aqui, se o prefeito está botando pedras na estrada. Se tiver, eu junto com ele, vamos tirar", comentou Dr. Pessoa.
Questionado sobre a divisão da Fundação Wall Ferraz, que deve beneficiar suplentes hoje no mandato como Graça Amorim (PP) e Inácio Carvalho (PP), o prefeito indicou que o nome escolhido poderia ser um dos que estava com ele na agenda desta manhã, no bairro Vila da Paz, na zona Sul da cidade.
"O Zé Lira não. Se ele perder um pouco mais de peso poderia ser, mas gordinho assim, não", respondeu o prefeito quando indagado se esse nome poderia ser o do vereador Antônio José Lira (vídeo abaixo).
O prefeito deixou claro ainda que a definição sobre a fundação Wall Ferraz pode sair logo depois do Carnaval.