Apoliana Oliveira
Comentarista do programa Jogo do Poder Jornalista, formada na Universidade Federal do Piauí Contato: apolianaoliveirameio@gmail.com
Lista de Colunasúltimas notícias
página 31 de 97Jeová Alencar faz visita a Sílvio Mendes. Parceria vai ser retomada?
O deputado estadual Jeová Alencar (Republicanos) foi visto, na tarde desta terça-feira (20), na casa do ex-prefeito de Teresina, Sílvio Mendes (União Brasil), na Zona Leste da capital. Que os dois se falam com frequência, não é nenhuma novidade. Mas o que a coluna apurou é que, na conversa que durou cerca de duas horas, os dois voltaram a tratar da possibilidade de composição majoritária para as eleições municipais.
A chapa Sílvio/Jeová - ou Jeová/Sílvio - há muito vem sendo discutida nos bastidores. Os dois negam publicamente as tratativas e, recentemente, o diálogo entre eles esfriou. Tanto é que Jeová colocou seu nome como pré-candidato a prefeito quando percebeu que o caminho para Sílvio seria uma composição com João Vicente Claudino (PSDB).
Mas com a adesão do PSDB Estadual a Fábio Novo (PT) e o consequente racha no ninho tucano, que fez com que João Vicente Claudino colocasse sua pré-candidatura, endossado por Édson Melo, as peças do tabuleiro foram reposicionadas.
Enfraquecido, após perdas sucessivas de aliados (Bárbara do Firmino, Marden Menezes, Luciano Nunes e outros mais) e o quiprocó dos tucanos, Sílvio agora avalia dos danos políticos a sua pré-campanha e voltou a cogitar a aliança com o deputado.
PSDB municipal aprova pré-candidatura de JVC à prefeitura de Teresina
Na reunião do diretório municipal do PSDB, o partido aprovou o nome de João Vicente Claudino como pré-candidato a prefeito de Teresina.
O vereador Édson Melo destacou que o importante neste momento é fortalecer as oposições à administração do prefeito Dr. Pessoa, e que o nome de JVC será avaliado. Mas não descartou uma futura composição com Silvio Mendes.
O encontro acontece na manhã seguinte à adesão do próprio PSDB, a nível estadual, à pre-campanha de Fábio Novo (PT).
A reunião foi convocada pelo vereador Édson Melo, que preside o PSDB na capital, e conta com a presença de 19 ex-secretários de gestões tucanas, boa parte hoje filiados ao União Brasil e Progressistas. O grupo defende a aliança do partido com o pré-candidato Silvio Mendes (UB).
Estão presentes ainda nomes do PL, que também simpatizam com a pré-candidatura silvista. A surpresa ficou por conta da presença do jornalista Mário Rogério, presidente estadual do Cidadania. Isso porque a adesão do partido, que está federado ao PSDB, era esperada na pre-campanha de Novo.
ENCAMINHAMENTOS
Uma das possibilidades é que a reunião aprove o nome de João Vicente Claudino como pré-candidato a vice de Silvio Mendes. O empresário e ex-senador está presente e, ao chegar, afirmou que sempre defendeu a candidatura própria do PSDB.
Paulo Marcio faz visita a vereadores ‘novistas’: “Eles devem ser ouvidos”
O médico Paulo Márcio (MDB) chegou cedo para o café na Câmara de Vereadores de Teresina. Pré-candidato a vice-prefeito na chapa a ser encabeçada por Fábio Novo (PT), o emedebista ajuda agora no trabalho de articulação com os vereadores novistas.
Mas também está atento ao diálogo com parlamentares do outro lado da disputa. No registro exclusivo da coluna, Paulo Márcio ouve atento ao líder do prefeito, vereador Antônio José Lira.
Como a coluna antecipou, além da visita à Câmara, Paulo Marcio vai organizar um jantar em sua residência na quinta-feira, especial para os vereadores. Noite que terá também a presença do próprio deputado Fábio.
À coluna, o pré-candidato afirmou que a agenda foi um pedido do próprio deputado Fábio Novo. Uma forma, segundo ele, de evidenciar a importância dos parlamentares na construção da pre-campanha.
“Mostrar de maneira clara, que não se faz gestão sem os vereadores. Eles são importantes, devem ser considerados e ouvidos para construir o nosso planejamento de gestão”, destacou.
Sílvio Mendes economiza ao falar da adesão de Luciano a Fábio Novo
O pré-candidato Sílvio Mendes (União Brasil) não gastou muita gramática para falar da adesão de Luciano Nunes e o PSDB à pré-campanha de Fábio Novo (PT), a prefeito de Teresina.
"Apenas silêncio", respondeu Sílvio à mensagem enviada pela coluna, em seu contato no WhatsApp. Foi assim também quando o deputado estadual Marden Menezes (PP) aderiu à pré-candidatura petista.
Fato é que Sílvio vem acumulando baixas no seu grupo político. Quem sai, culpa a falta de articulação e a dificuldade de diálogo com o ex-prefeito. Desde vez, além de Luciano, Sílvio perde um grupo gigante de ex-secretários e ex-gestores da grife tucana.
Resta saber como o ex-prefeito vai fazer para contornar as baixas e impedir novas defecções.
Do café ao jantar, Paulo Marcio estreita laços com vereadores 'novistas'
O médico Paulo Márcio (MDB) vai fazer uma visita à Câmara de Vereadores de Teresina, nesta terça-feira (19), para tomar café com os parlamentares, antes da sessão ordinária. A agenda está marcada para às 7h30.
A iniciativa do pré-candidato a vice-prefeito, na chapa a ser encabeçada por Fábio Novo (PT), é se aproximar mais dos parlamentares, no momento em que a pré-campanha deve dar um novo passo, com uma maratona de reuniões a serem organizadas pelos vereadores, com suas lideranças.
E não para por aí. Paulo Márcio também vai organizar um jantar na sua residência para receber os parlamentares. Um bom sinal, já que nos bastidores, os nomes da base de Novo se reclamam de não ter o devido reconhecimento, no trabalho de mobilização.
Com presença de ex-secretários de Firmino, PSDB fecha apoio a Fábio Novo
O ex-deputado estadual Luciano Nunes, presidente estadual do PSDB, anuncia agora, em coletiva de imprensa, apoio pessoal e do diretório tucano à pré-candidatura de Fábio Novo (PT) a prefeito de Teresina.
O anúncio conta com a presença de ex-secretários e ex-gestores das administrações tucanas na capital. Estão presentes nomes como: Fernando Said, Marcilane Gomes, Dulce Luz, Francisco Canindé, Kelson Macedo, Samuel Silveira, Monique, Cloves Júnior, Salomão Sobrinho, Roberto Moita, Ceiça Carvalho e Álvaro Inácio.
Luciano Nunes disse, em sua fala, que a disputa está polarizada, e que, por esse motivo, não havia condições de seguir adiante com a pré-candidatura.
“A disputa está polarizada, e não encontramos mais condições de seguir adiante com a nossa pré-candidatura. No entanto, o sonho permanece. Aqui não tem estrelismo, não tem ninguém melhor do que ninguém, tem homens e mulheres que sonham com uma Teresina melhor. Um pouco ou um muito do que Teresina é hoje, tem a colaboração de cada um que está aqui. E por essa causa maior, estamos ombreados para somar nossos projetos", disse.
Ainda em seu discurso, Luciano destacou a relação com Fábio Novo, a quem conheceu ainda como jornalista e, em seguida, no PSDB. Disse ainda que o petista tem todas as credenciais para cuidar de Teresina.
“Mais do que discutir nome, o Fábio se colocou, e isso é o que mais nos interessa, para discutir os problemas da cidade. Ele sempre fez questão de valorizar oPSDB e é por isso, que vamos aqui fazer essa união, uma frente ampla, suprapartidária, deixando diferenças de lado, e elas existem, sim, mas há sim um grande ponto de convergência que é reconstruir a cidade de Teresina. O que nos une é o propósito”, pontuou.
Já Fábio Novo destacou seu passado no PSDB e as inúmeras parcerias entre o PT e o próprio ex-prefeito Firmino Filho, em obras e ações pela capital. “Me sinto em casa, porque daqui sai, aqui tenho grandes amigos. O que estamos mostrando aqui é espírito público e civilidade. Pensar que nós temos uma cidade a ser reconstruída e neste movimento cabem todos e todos”, ressalta.
PSDB anuncia apoio a Fábio Novo em ato nesta segunda-feira, 19
Está confirmado. O PSDB vai declarar, nesta segunda-feira (19), apoio à pré-candidatura de Fábio Novo (PT) a prefeito de Teresina. O ato está marcado para as 10h, em um auditório na Zona Leste de Teresina.
Além do próprio presidente estadual do partido, Luciano Nunes, são aguardadas as presenças de nomes como Fernando Said e Francisco Canindé, que fizeram parte das gestões tucanas na capital. Até agora, mais de 15 ex-secretários confirmaram presença.
Neste domingo (18), outros "firministas" estão sendo mobilizados para o evento, já com a participação de nomes da pré-campanha de Novo, como o próprio secretário de Planejamento, Washington Bonfim.
Durante o ato, os tucanos pretendem deixar claro que Fábio foi o único que demonstrou querer apoio e a colaboração do PSDB, não só na campanha, mas numa eventual gestão. Um diálogo que começou ainda no ano passado, quando o petista se mostrou aberto a articular uma frente ampla de partidos pela reconstrução de Teresina, deixando as diferenças de lado.
O movimento dos tucanos deixa evidente ainda a pouca capacidade de diálogo de Sílvio Mendes (UB), que tem sofrido perdas consecutivas de aliado, a começar por Bárbara do Firmino (PP), depois Marden Menezes (PP) e, agora, o própio Luciano.
A coluna apurou ainda que parte do compromisso de Novo com o PSDB é ajudar a estruturar a chapa proporcional do partido.
O próximo passo de Novo será acertar os ponteiros com o Cidadania, presidido por Mário Rogério, que integra hoje uma federação com o PSDB. A adesão dos tucanos já foi comunicada a ele.
A adesão já era esperada e acontece um dia antes da reunião da executiva municipal convocada pelo vereador Edson Melo, presidente do diretório municipal tucano, quando a instância partidária pretende declarar veto ao apoio.
Vereadores e dirigentes de 7 partidos querem Daniel Jackson na vice
Os vereadores e suplentes que dão apoio à pré-candidatura de Dr. Hélio Oliveira (MDB), em Parnaíba, querem a participação do legislativo na chapa majoritária, para as eleições de outubro.
Tanto é que se reuniram, no início da noite deste sábado (17), na casa de Daniel Jackson, para defender o nome do vereador, presidente da Câmara Municipal de Parnaíba, como vice na chapa a ser encabeçada pelo deputado estadual.
A avaliação do grupo é que Daniel vem sendo um presidente apaziguador e que agrega junto aos seus pares.
Em defesa do nome de Daniel, estão Zé Filho Caxingó, Taylon Andrade, Assiscar, João do Trânsito e Renatinho da Cepisa. Os dirigentes do Solidariedade, Podemos, PDT, Agir, PMB, Avante e Republicanos também endossam o nome do presidente da Câmara.
Rafael Fonteles entrega obras de pavimentação em Lagoa do Piauí
Em visita à Lagoa do Piauí, na manhã deste sábado (17), o governador Rafael Fonteles (PT) entregou obras de pavimentação em três bairros, incluindo o Centro da cidade. Ele anunciou ainda a duplicação da BR-316 no trecho que corta o município. A obra foi incluída no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal, a pedido de Rafael.
A agenda foi acompanhada por secretários e parlamentares. O deputado estadual Dr. Vinicius (PT) destacou que, só no dia de hoje, foram mais de 13 mil metros de calçamento entregues no município.
Quem também acompanhou a agenda foi a pré-candidata a prefeita de Lagoa do Piauí, Camila Barbosa, que recebeu o governador Rafael em sua residência para o almoço, após as inaugurações. Agenda que é também um reforço para a pré-campanha petista no município, já que Camila tem o apoio do Palácio de Karnak.
Dr. Vinicius acompanhou ainda o governador nos municípios de Curralinhos e Monsenhor Gil, onde foi inaugurada uma Unidade Integrada de Segurança Pública (UISP), que servirá de base para que equipes das polícias Civil e Militar.
Jeová Alencar reúne 150 jovens em bate-papo sobre políticas públicas
Presidente do Partido Republicanos no Piauí, o deputado estadual Jeová Alencar promoveu, na manhã deste sábado (17), um encontro com a juventude do partido e convidados, no auditório de uma faculdade na Zona Sul de Teresina. Cerca de 150 pessoas estiveram presentes.
O encontro tinha como pauta a introdução dos jovens na construção de políticas públicas para a capital. Para o deputado, os jovens devem ser cada vez mais incentivados a participar do debate político.
Serviu ainda para debater ideias para Teresina, que devem ser incorporadas ao plano de governo de Jeová, que é pré-candidato a prefeito. O pré-candidato a vereador, Samuel Alencar, também participou do bate-papo.