Apoliana Oliveira
Comentarista do programa Jogo do Poder Jornalista, formada na Universidade Federal do Piauí Contato: apolianaoliveirameio@gmail.com
Lista de Colunasúltimas notícias
página 19 de 97Dr. Hélio lança plataforma para coletar propostas ao plano de governo
O deputado estadual Dr. Hélio Oliveira (MDB), pré-candidato a prefeito de Parnaíba (MDB), lançou neste domingo (19), a "Plataforma Parnaíba Pode Mais" para coletar demandas da população de forma colaborativa, que irão subsidiar a elaboração do plano de governo do emedebista.
A plataforma, coordenada por Maria Helena Cortez, Carlos Eduardo Pinheiro e Roseane Galeno, visa melhorar a cidade levando em consideração as necessidades da sociedade e proporcionando oportunidades equitativas para todos os habitantes. Para participar, os interessados podem acessar o site www.parnaibapodemais.com.br.
Nos EUA, Jadyel ressalta papel do Legislativo na transformação digital
O deputado federal Jadyel Alencar (Republicanos) está em Nova York, nos Estados Unidos, acompanhado o governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT), que nesta sexta-feira (17) participa do "Investing in Piauí – Brazil Conference". A presidente do Republicanos no Piauí, Alessya Xavier, também integra a comitiva.
Durante o "Brazil & World Economy", o deputado participou da apresentação sobre a melhoria da infraestrutura digital no Piauí e do estímulo à inovação tecnológica por meio de parcerias público-privadas. No "Brazil Summit", Alencar discutiu com líderes mundiais o papel do Brasil no cenário tecnológico global, ressaltando esforços de inclusão digital e o desenvolvimento de uma economia fundamentada em conhecimento.
“Estamos aqui para discutir diversos temas importantes, a exemplo de como a digitalização pode impulsionar o desenvolvimento regional e a importância de criar um ambiente legislativo que suporte essa transformação", comentou Alencar.
A "Investing in Piauí – Brazil Conference" é uma colaboração entre o Financial Times e a Agência de Atração de Investimentos Estratégicos do Piauí (Investe Piauí). No evento, o foco será destacar o Piauí como um destino promissor para investimentos em tecnologia da informação, transição energética e turismo sustentável.
Obras do OPA: Tonny Kerley direciona críticas a Sílvio Mendes
O pré-candidato a prefeito de Teresina pelo Partido Novo, Tonny Kerley, direciona críticas a Sílvio Mendes, ao comentar sobre a ação do União Brasil, partido do ex-prefeito, contra uma associação de moradores, por suposto uso eleitoral de obras do OPA (Orçamento Participativo) do governo do Estado.
À coluna, Kerley defendeu que as obras são de interesse da comunidade e que não justifica o acionamento na justiça contra a associação de moradores. “Às vezes acham que para matar o carrapato tem que matar o boi, e não é por aí”, disse.
Para ele, esse tipo de ação só evidencia como “políticos da velha política estão preocupados em chegar ao poder”.
A assessoria de Sílvio, mais cedo, enviou nota negando que o pré-candidato tenha intenção de barrar obras do OPA. Disse que a intenção é apenas evitar o uso eleitoral do programa do governo do Estado, em favor do pré-candidato Fábio Novo (PT), ao mencionar que um carro de som foi usado para enaltecer a figura do petista. Na justiça, o pedido liminar feito pelo União Brasil foi negado.
Progressistas perde ação judicial contra Bárbara por anúncio de apoio a Novo
O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí negou provimento ao recurso do Progressistas contra os deputados estaduais Fábio Novo (PT) e Bárbara do Firmino (PP).
O partido Progressistas alegou que o pré-candidato petista havia utilizado da Assembleia Legislativa do Piauí para praticar atos de campanha. A ação questionava uma declaração dada à imprensa pela deputada, em que retirava sua pré-candidatura a prefeita para apoiar Novo.
A ação tinha ainda como réus outros dez deputados e os vereadores Enzo Samuel (PDT) e Pollyana Rocha (PV), que acompanharam a coletiva da deputada no salão nobre da Casa Legislativa.
Em sua defesa, Fábio Novo alegou que não houve ato de campanha em seu favor realizado na ALEPI, contrapondo ainda ao dizer que o próprio Progressistas e Silvio Mendes realizaram atos similares tanto na própria ALEPI quanto na Câmara Municipal de Teresina.
O TRE-PI confirmou, por unanimidade, que Fábio Novo não cometeu atos irregulares na ALEPI, segundo o Progressistas. Esta é a segunda derrota do partido no caso, após a Justiça Eleitoral também julgar improcedente a ação no primeiro grau.
PL perde mais 2 pré-candidatos e alarme dispara na chapa proporcional
Um é pouco, dois é bom, três é demais e quatro é Deus nos acuda. É como podemos resumir a situação da chapa proporcional do Partido Liberal, que nesta terça-feira (14) perdeu mais dois pré-candidatos. As baixas registradas são de Adriana Célia Pereira e Marcos Antônio Martins. Ambos, adivinhem, aderiram à pré-candidatura de Fábio Novo (PT) a prefeito de Teresina.
Na semana passada, a atriz Sara Castro, conhecida como Mona, do filme "Ai, que Vida!", e Fabiana Monteiro, viúva do ex-deputado estadual Fernando Monteiro, também declararam apoio a Novo.
SITUAÇÃO COMPLICA: Se com dois nomes a menos a situação já não era das melhores, com mais duas baixas piora ainda mais. Na Câmara de Teresina, o setor de “escadas e corredores” - ou simplesmente nos bastidores - o comentário entre vereadores é que Leonardo Eulálio e Luís André terão dificuldades em fechar a chapa. E, se fechar, o risco é de que apenas um consiga alcançar a tão sonhada reeleição.
Após ação contra obras do OPA, Dudu dispara: “tal pai, tal filho”
"Tal pai, tal filho". Foi nestes termos que o vereador Edilberto Borges (PT), o Dudu, comparou o ex-prefeito de Teresina, Sílvio Mendes (UB) com o senador Ciro Nogueira (PP), ao tratar da ação movida pelo pré-candidato a prefeito de Teresina contra o deputado estadual Fábio Novo (PT) e a Associação de Moradores do Loteamento Manoel Evangelista, em razão de obras do Orçamento Participativo (OPA), realizadas pelo governo do Estado.
"Você tem um pré-candidato, que proíbe e entra na justiça, para que essa obra não aconteça, alegando questão eleitoral, é um absurdo. Por isso que tem o ditado que diz, tal pai, tal filho. O pai dele, Ciro Nogueira, tentou obstruir recursos para vir pro Hospital do Câncer, para infraestrutura em emenda parlamentar do senador Marcelo Castro, e agora ele [Sílvio] reedita essa posição de tentar não sair da cadeira e usar a justiça para fazer política", afirmou Dudu.
O vereador petista se refere às acusações de Marcelo Castro, feitas em fevereiro de 2022, apontando que Ciro estava atuando no então governo de Jair Bolsonaro (PL) para travar verbas para o Piauí, indicadas especificamente pelo senador.
Na ação, movida por Sílvio Mendes, ele questiona o suposto uso eleitoral do OPA. Aliados saem em defesa do ex-prefeito ao alegar que ele não quer barrar o programa de execução de obras, mas sim impedir que Fábio tenha ganho eleitoral. Enquanto isso, a comunidade do Loteamento Manoel Evangelista diz que o programa não pode ser interrompido por questões políticas.
REAÇÃO: Em nota, a assessoria do pré-candidato Sílvio Mendes negou que tenha acionado a Justiça contra a execução do OPA. "A verdade é que a assessoria jurídica do União Brasil acionou a justiça contra a divulgação do que considera uma propaganda extemporânea de maneira irregular, onde um carro de som faz uma clara associação ao nome do pré-candidato do PT. Não existe qualquer ação, partindo do UB, contra o OPA. Criar fake news não é o melhor caminho para o bom debate eleitoral", afirma.
Câmara de Teresina terá posto do INSS
Carlos Lupi, ministro da Previdência Social, estará em Teresina nesta semana. Além de receber título de cidadania teresinense, proposto pelos vereadores Evandro Hidd (PDT) e Enzo Samuel (PDT), ele irá assinar um protocolo de intenções, com acordo de cooperação técnica entre o Ministério da Previdência Social e a Câmara de Teresina, para a instalação de um posto do INSS na Casa Legislativa Municipal. Lupi é presidente nacional do PDT.
E, em sua passagem pela capital, ele também irá participar de um seminário sobre a eleições municipais e a organização do partido no Piauí.
Fernanda Gomes visita obra de asfaltamento e faz elogio inesperado
A vereadora Fernanda Gomes (Solidariedade) visitou neste fim de semana o Conjunto Árvores Verdes, na Zona Leste de Teresina, e aproveitou para acompanhar a execução da obra de asfaltamento da Avenida Promotor José Meton Filho.
A obra melhora o acesso para a Unidade Básica de Saúde Dra. Onesima Nascimento e também ao CMEI Jorge Amado. “Mais mobilidade urbana, mais acessibilidade e mais dignidade para as pessoas”, destaca Fernanda.
ELOGIO INESPERADO: Executada com recursos de emenda parlamentar da vereadora, a obra é tocada pela Empresa Teresinense de Desenvolvimento Urbano. E Fernanda - que hoje está na oposição à gestão municipal - elogia o gestor da pasta, João Duarte Pessoinha, filo do prefeito Dr. Pessoa. “Diferente de alguns gestores, executou minha emenda sem lado partidário”, disse à coluna.
Em Recife, Fábio Novo terá encontro com João Campos
O deputado estadual Fábio Novo (PT) desembarcou nesta segunda-feira (13) em Pernambuco, onde terá uma série de agendas na capital Recife, incluindo um encontro com o prefeito João Campos (PSB).
COMITIVA: O pré-candidato a prefeito está acompanhado da deputada estadual Bárbara do Firmino (PP), do secretário de Educação, Washington Bandeira, do diretor-presidente da Companhia Ferroviária de Teresina, Wilson Martins, do professor Marcelino Fonteles, e do secretário de Inteligência Artificial, André Macedo.
AGENDA: O primeiro compromisso será no Centro Comunitário da Paz Governador Eduardo Campos, que atua com foco na prevenção à violência, inclusão social e fortalecimento comunitário. Na sequência, o grupo visita o Laboratório do Embarque Digital e assiste uma apresentação sobre a transformação digital do Recife. O encontro com João Campos está marcado para 15h.
Pré-candidato reage após acusações de Sílvio e justifica saída do UB
O pré-candidato a vereador Fabrício Sousa (UB) reagiu, neste sábado (11), às acusações feitas pelo pré-candidato a prefeito de Teresina, Sílvio Mendes (UB), após ele ter anunciado apoio ao deputado estadual Fábio Novo, do Partido dos Trabalhadores.
A DENÚNCIA: Ontem, em grupos de WhastApp e em nota oficial no seu perfil no Instagram, Sílvio afirmou ter sido procurado por Fabrício, acompanhado de empresários cearenses, “com a proposta de financiar a nossa campanha com muitos milhões de reais, incluindo da sua a vereador”. Proposta essa, diz Sílvio, que foi rejeitada. “Continuarei resistindo a não participar desse submundo da política ilegal e suja”, completou o ex-prefeito.
REAÇÃO: Segundo Fabrício, sua decisão de sair da chapa do União Brasil foi pela falta de compromisso de Sílvio com a garantia de isonomia na disputa proporcional. Ele confirmou ainda que está desistindo da disputa.
“Estou saindo do União Brasil, desistindo da minha candidatura, mudando de lado pelo fato do Dr. Sílvio Mendes não ter cumprido a palavra e o acordo com relação aos candidatos. Tínhamos uma chapa isonômica, de candidatos de 1.500 a 2000 votos. No apagar das luzes, ele filiou o vereador Paulo Lopes, que é o seu candidato a vereador, e filiou o filho do pré-candidato a vice-prefeito, Samuel Alencar, tornando a chapa desigual”, afirma Fabrício.
Ele completa dizendo ainda que, no UB, há “nomes certos para serem eleitos” e que seguirá firme na decisão de apoiar Fábio Novo na pré-candidatura a prefeito.