Apoliana Oliveira
Comentarista do programa Jogo do Poder Jornalista, formada na Universidade Federal do Piauí Contato: apolianaoliveirameio@gmail.com
Lista de Colunasúltimas notícias
página 19 de 97Após ação contra obras do OPA, Dudu dispara: “tal pai, tal filho”
"Tal pai, tal filho". Foi nestes termos que o vereador Edilberto Borges (PT), o Dudu, comparou o ex-prefeito de Teresina, Sílvio Mendes (UB) com o senador Ciro Nogueira (PP), ao tratar da ação movida pelo pré-candidato a prefeito de Teresina contra o deputado estadual Fábio Novo (PT) e a Associação de Moradores do Loteamento Manoel Evangelista, em razão de obras do Orçamento Participativo (OPA), realizadas pelo governo do Estado.
"Você tem um pré-candidato, que proíbe e entra na justiça, para que essa obra não aconteça, alegando questão eleitoral, é um absurdo. Por isso que tem o ditado que diz, tal pai, tal filho. O pai dele, Ciro Nogueira, tentou obstruir recursos para vir pro Hospital do Câncer, para infraestrutura em emenda parlamentar do senador Marcelo Castro, e agora ele [Sílvio] reedita essa posição de tentar não sair da cadeira e usar a justiça para fazer política", afirmou Dudu.
O vereador petista se refere às acusações de Marcelo Castro, feitas em fevereiro de 2022, apontando que Ciro estava atuando no então governo de Jair Bolsonaro (PL) para travar verbas para o Piauí, indicadas especificamente pelo senador.
Na ação, movida por Sílvio Mendes, ele questiona o suposto uso eleitoral do OPA. Aliados saem em defesa do ex-prefeito ao alegar que ele não quer barrar o programa de execução de obras, mas sim impedir que Fábio tenha ganho eleitoral. Enquanto isso, a comunidade do Loteamento Manoel Evangelista diz que o programa não pode ser interrompido por questões políticas.
REAÇÃO: Em nota, a assessoria do pré-candidato Sílvio Mendes negou que tenha acionado a Justiça contra a execução do OPA. "A verdade é que a assessoria jurídica do União Brasil acionou a justiça contra a divulgação do que considera uma propaganda extemporânea de maneira irregular, onde um carro de som faz uma clara associação ao nome do pré-candidato do PT. Não existe qualquer ação, partindo do UB, contra o OPA. Criar fake news não é o melhor caminho para o bom debate eleitoral", afirma.
Câmara de Teresina terá posto do INSS
Carlos Lupi, ministro da Previdência Social, estará em Teresina nesta semana. Além de receber título de cidadania teresinense, proposto pelos vereadores Evandro Hidd (PDT) e Enzo Samuel (PDT), ele irá assinar um protocolo de intenções, com acordo de cooperação técnica entre o Ministério da Previdência Social e a Câmara de Teresina, para a instalação de um posto do INSS na Casa Legislativa Municipal. Lupi é presidente nacional do PDT.
E, em sua passagem pela capital, ele também irá participar de um seminário sobre a eleições municipais e a organização do partido no Piauí.
Fernanda Gomes visita obra de asfaltamento e faz elogio inesperado
A vereadora Fernanda Gomes (Solidariedade) visitou neste fim de semana o Conjunto Árvores Verdes, na Zona Leste de Teresina, e aproveitou para acompanhar a execução da obra de asfaltamento da Avenida Promotor José Meton Filho.
A obra melhora o acesso para a Unidade Básica de Saúde Dra. Onesima Nascimento e também ao CMEI Jorge Amado. “Mais mobilidade urbana, mais acessibilidade e mais dignidade para as pessoas”, destaca Fernanda.
ELOGIO INESPERADO: Executada com recursos de emenda parlamentar da vereadora, a obra é tocada pela Empresa Teresinense de Desenvolvimento Urbano. E Fernanda - que hoje está na oposição à gestão municipal - elogia o gestor da pasta, João Duarte Pessoinha, filo do prefeito Dr. Pessoa. “Diferente de alguns gestores, executou minha emenda sem lado partidário”, disse à coluna.
Em Recife, Fábio Novo terá encontro com João Campos
O deputado estadual Fábio Novo (PT) desembarcou nesta segunda-feira (13) em Pernambuco, onde terá uma série de agendas na capital Recife, incluindo um encontro com o prefeito João Campos (PSB).
COMITIVA: O pré-candidato a prefeito está acompanhado da deputada estadual Bárbara do Firmino (PP), do secretário de Educação, Washington Bandeira, do diretor-presidente da Companhia Ferroviária de Teresina, Wilson Martins, do professor Marcelino Fonteles, e do secretário de Inteligência Artificial, André Macedo.
AGENDA: O primeiro compromisso será no Centro Comunitário da Paz Governador Eduardo Campos, que atua com foco na prevenção à violência, inclusão social e fortalecimento comunitário. Na sequência, o grupo visita o Laboratório do Embarque Digital e assiste uma apresentação sobre a transformação digital do Recife. O encontro com João Campos está marcado para 15h.
Pré-candidato reage após acusações de Sílvio e justifica saída do UB
O pré-candidato a vereador Fabrício Sousa (UB) reagiu, neste sábado (11), às acusações feitas pelo pré-candidato a prefeito de Teresina, Sílvio Mendes (UB), após ele ter anunciado apoio ao deputado estadual Fábio Novo, do Partido dos Trabalhadores.
A DENÚNCIA: Ontem, em grupos de WhastApp e em nota oficial no seu perfil no Instagram, Sílvio afirmou ter sido procurado por Fabrício, acompanhado de empresários cearenses, “com a proposta de financiar a nossa campanha com muitos milhões de reais, incluindo da sua a vereador”. Proposta essa, diz Sílvio, que foi rejeitada. “Continuarei resistindo a não participar desse submundo da política ilegal e suja”, completou o ex-prefeito.
REAÇÃO: Segundo Fabrício, sua decisão de sair da chapa do União Brasil foi pela falta de compromisso de Sílvio com a garantia de isonomia na disputa proporcional. Ele confirmou ainda que está desistindo da disputa.
“Estou saindo do União Brasil, desistindo da minha candidatura, mudando de lado pelo fato do Dr. Sílvio Mendes não ter cumprido a palavra e o acordo com relação aos candidatos. Tínhamos uma chapa isonômica, de candidatos de 1.500 a 2000 votos. No apagar das luzes, ele filiou o vereador Paulo Lopes, que é o seu candidato a vereador, e filiou o filho do pré-candidato a vice-prefeito, Samuel Alencar, tornando a chapa desigual”, afirma Fabrício.
Ele completa dizendo ainda que, no UB, há “nomes certos para serem eleitos” e que seguirá firme na decisão de apoiar Fábio Novo na pré-candidatura a prefeito.
União Brasil perde mais uma! Pré-candidata adere ao grupo de Fábio Novo
E vai se criando um clima terrível, já diria Galvão Bueno. O União Brasil de Sílvio Mendes perdeu mais uma pré-candidata a vereadora. Carolina Feitosa fechou apoio a Ravi Castro (PSD) e passa a integrar o grupo do pré-candidato a prefeito do Partido dos Trabalhadores, o deputado estadual Fábio Novo.
É a segunda baixa na composição proporcional do União Brasil só nesta sexta-feira (10). Mais cedo, a coluna noticiou a adesão de Fabrício Sousa ao petista. E não deve parar por aí. A informação que chega à coluna é que, ainda neste sábado (11), mais um nome do União Brasil deve anunciar apoio a Novo.
COMPLICANDO A VIDA: As dissidências deixam complicada a situação do União Brasil, que tem como puxadores de voto o filho do deputado estadual Jeová Alencar, e o vereador Paulo Lopes, que tem gerado ciumeira por ser apontado como o pré-candidato oficial de Sílvio Mendes.
REFORÇO PARA RAVI: Na conta de Ravi Castro, já é o terceiro apoio resultante de dissidências. Além da pré-candidata do UB, já fecharam com ele Sara Castro, a Mona do filme "Ai, que Vida!", e Fabiana Monteiro, viúva do ex-deputado estadual Fernando Monteiro, que deixaram o PL e se aliaram ao PSD.
Novo recebe adesão de pré-candidato a vereador do UB, partido de Sílvio
O deputado estadual Fábio Novo (PT) recebeu a adesão, no início da tarde desta sexta-feira (10), do pré-candidato a vereador Fabrício Sousa.
Fabrício é filiado ao União Brasil, partido do principal adversário de Fábio, o ex-prefeito Sílvio Mendes.
“Aqui [com Fabio] teremos a oportunidade, para com os amigos, trabalhar por Teresina”, diz Fabrício em vídeo gravado ao lado de Fábio Novo.
PSD abriga dissidentes da chapa do PL
Menos de 24 horas após deixarem a chapa proporcional do Partido Liberal, Sara Castro , a “Mona”, e Fabiana Monteiro, viúva do ex-deputado Fernando Monteiro, se filiaram ao PSD.
A sigla faz parte da base de apoio do pré-candidato Fábio Novo (PT). E é onde está filiado Ravi Castro, pré-candidato a vereador que recebeu o apoio das duas.
MAIS DEFECÇÕES
A coluna recebeu a informação, nos bastidores, de que novas desistências devem ser anunciadas na chapa do PL, comprometendo ainda mais a articulação liderada por Leonardo Eulálio e Luís André.
O mesmo fantasma deve assombrar ainda a chapa do Avante. Buuh!
Solidariedade e PSDB discutem federação para 2026
O Solidariedade vai discutir com o PSDB, nesta terça-feira (6), a formação de uma federação. A informação é da Folha de São Paulo, que aponta a insatisfação do partido com o governo Lula.
Hoje o Solidariedade está na base do governo, mas avalia que não tem sido tratado como prioridade. Mas são muitas as manifestações de Paulinho da Força, um dos principais líderes da sigla, com a articulação do governo com o Congresso.
Para quando? A federação teria impacto apenas na eleição de 2026, mas a parceria na Câmara e no Senado seria imediata.
Na conversa estarão Eurípedes Jr., presidente do Solidariedade, Felipe Santo, secretário-geral da sigla, além de Paulinho. Do lado do PSDB, o presidente Marconi Perillo, o deputado federal Aécio Neves e o deputado federal Abi-Ackel (MG).
Mega força: A coluna conversou com o deputado estadual Evaldo Gomes, que preside o Solidariedade no Piauí, que confirmou as conversas com o PSDB. Há ainda, segundo ele, um diálogo aberto com o PDT.
Ele adiantou ainda uma visita de Marília Arraes, vice-presidente da Regional Nordeste, no dia 14 de maio. Ela estará no Piauí para tratar da organização partidária para as eleições 2024. Mas Evaldo acredita que a federação com o PSDB também estará na pauta.
União | Nolleto abençoa adesões à pré-candidatura de Ramiro Saraiva
Nesta segunda-feira (6), mais dois vereadores aderiram à pré-candidatura de Ramiro Saraiva (PT) à prefeitura de União (PI), município a 64 quilômetros de Teresina (PI).
A formalização do apoio de Tiago Costa e Anderson Jardyel se deu em reunião no Palácio de Karnak, conduzida pelo secretário Marcelo Nolleto, da Segov, com a presença do presidente do PT em União, Leonardo Fialho. Ainda nesta semana, novas adesões devem ser anunciadas.
INVESTIMENTOS
Ainda falando em União, nas redes sociais, Nolleto anunciou ainda que o governo do Estado autorizou 2 quilômetros de calçamento para a pavimentação de ruas no município.