Apoliana Oliveira
Comentarista do programa Jogo do Poder Jornalista, formada na Universidade Federal do Piauí Contato: apolianaoliveirameio@gmail.com
Lista de Colunasúltimas notícias
página 15 de 97Oeiras | Direto da Santa Rita, B. Sá pai será o vice de Zé Alberto
Tá definido! O vice de Zé Alberto (PSD) em Oeiras vem mesmo da Fazenda Santa Rita. E o escolhido é o ex-deputado B. Sá, pai de Bessah Filho. A coluna só lamenta estragar a surpresa, já que o anúncio oficial acontece apenas na convenção que irá homologar a candidatura de Zé Alberto a prefeito, marcada para o dia 3 de agosto.
Adesão de JVC a Fábio Novo já tem local e hora marcada
O ato que irá marcar a adesão de João Vicente Claudino a Fábio Novo (PT) já está marcado. Será nesta quinta-feira (18), às 10h, na Casa do Cantador, Zona Sul de Teresina. O ex-senador chegou a lançar sua pré-candidatura a prefeito pelo PSDB. Não encontrou viabilidade e teve que retirar seu nome da disputa.
De lá pra cá o partido voltou para o comando do grupo liderado por Luciano Nunes e Fernando Said, que já formalizaram apoio à pré-candidatura petista em Teresina. Mas JVC não aguardou pela adesão para se movimentar. Ele já trabalha nos bastidores para fortalecer Novo, indicando aliados para o palanque do petista.
JVC se joga de vez na pré-campanha... de Fernanda Gomes
O ex-senador João Vicente Claudino caiu em campo na pré-campanha da vereadora Fernanda Gomes, do Solidariedade. Na noite desta sexta-feira (05), ele esteve junto da parlamentar, e do deputado estadual Evaldo Gomes, em um arraiá na Estaca Zero, em Teresina, organizada pela liderança Alberto Fernandes, que até poucas semanas estava com JVC no projeto da pré-candidatura majoritária pelo PSDB, que não foi pra frente.
O apoio de JVC foi comemorado por Fernanda. O empresário é amigo da vereadora e principalmente do pai, Evaldo, que nos bastidores tem trabalhado para aproximar João Vicente do pré-candidato a prefeito pelo Partido dos Trabalhadores, Fábio Novo.
Mário Rogério, do Cidadania, formaliza apoio a Fábio Novo
O jornalista Mário Rogério, presidente do Cidadania no Piauí, declarou formalmente apoio à pré-candidatura de Fábio Novo, do Partidos dos Trabalhadores. O gesto formaliza o rompimento do Cidadania com Jorge Lopes, que chegou a lançar seu nome como pré-candidato a prefeito.
Mesmo que não possa haver a dissolução da Federação PSDB/Cidadania, o apoio de Mário e dos pré-candidatos a vereador da legenda a Novo dificultam ainda mais a vida de Lopes, que já enfrenta uma saga para viabilizar seu nome.
Mário afirmou à coluna que a situação ficou insustentável para os pré-candidatos proporcionais. "A chapa só vai existir com alguma chance com o Luciano [Nunes]", afirmou o jornalista à coluna, referindo-se ao presidente estadual do PSDB, que já está no palanque de Novo. A apuração da coluna é de que boa parte dos pré-candidatos a vereador tucanos também fecharam com o petista.
Dr. Vinicius faz parceria com MDS e leva oficina a municípios do Piauí
A oficina "Como Vender para o PNAE" foi realizada, nesta segunda-feira (1), pela primeira vez estado do Piauí no município de Lagoa do Piauí. Promovida pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, a oficina tem como objetivo impulsionar o desenvolvimento social e econômico local ao destacar a importância do fornecimento da agricultura familiar para a alimentação escolar.
O deputado estadual Dr. Vinicius atuou na obtenção de recursos junto ao Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome para trazer o projeto ao Piauí. Hoje (2), a oficina acontece em Milton Brandão. Amanhã (3), será a vez de São Pedro do Piauí, e na quinta-feira (4), em Cristino Castro.
Esta iniciativa promove uma alimentação saudável para os estudantes e incentiva a participação dos produtores rurais nas compras públicas, facilitadas pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).
Durante a oficina, será abordada a relevância da organização das associações de produtores e da competitividade entre eles. Através dessa capacitação, os produtores familiares terão a oportunidade de entender melhor como participar e se beneficiar das políticas públicas que visam fortalecer a agricultura local e garantir uma alimentação nutritiva nas escolas.
Segundo o deputado Dr. Vinicius, o programa é importante para impulsionar a economia rural. “Trazer essa oficina para o Piauí é uma forma de fortalecer os nossos produtores rurais, que se tornam mais capacitados e conseguem vender seus produtos para o próprio governo. Além disso, incentiva práticas agrícolas sustentáveis e a produção local, reduzindo transporte de alimentos e contribui para a preservação do meio ambiente através da agricultura familiar. Nossas crianças também só tem a ganhar com uma alimentação fresca e nutritiva nas escolas”, explica o deputado.
Joaquim do Arroz marca 'gol' e Santa Maria da Codipi ganha estádio
A Secretaria de Esportes do Piauí inaugurou neste sábado (29) o Estádio José de Ribamar Feitosa, na Santa Maria da Codipi, Zona Norte de Teresina. A obra atende a uma solicitação do vereador Joaquim do Arroz (PT), em esforço conjunto com o deputado estadual Dr. Vinicius (PT).
Com investimento de R$ 698.421,85, o novo estádio vai permitir o fomento do esporte amador e profissional na região.
A praça esportiva atende ao padrão de qualidade, contando com quatro arquibancadas, gramado equipado com sistema de irrigação, vestiários para os times e para o juiz, além de alambrado na área da torcida e banheiros gerais e acessíveis, garantindo conforto e segurança para todos.
O ato de inauguração contou com a participação da secretária de Esporte, Josiene Campelo, e do deputado estadual Fábio Novo (PT), líder do governo na Assembleia Legislativa do Piauí.
Sílvio Mendes se chateia com blitz em frente à reunião política
O pré-candidato Sílvio Mendes (UB) usou seu perfil no Instagram para reclamar de uma blitz, montada na Avenida Joaquim Nelson, na noite desta quarta-feira (26), em frente ao local onde realizou uma reunião de pré-campanha com lideranças da Zona Sudeste de Teresina.
Bastante chateado, ele apontou a ação como “novidade truculenta” contra seu grupo político e no vídeo ele questiona se “seria coincidência”, sugerindo que a fiscalização pudesse ser direcionada.
NADINHA: Apesar da reclamação de Sílvio, é possível ver nas redes sociais do pré-candidato que a reunião ocorreu normalmente, inclusive com uma presença numerosa de lideranças.
Fernanda Gomes terá ex-senador no palanque
Fora da disputa pela prefeitura de Teresina - e do PSDB - o ex-senador João Vicente Claudino vai apoiar, na eleição proporcional, a vereadora Fernanda Gomes (Solidariedade), pré-candidata à reeleição.
A informação foi confirmada à coluna pelo deputado estadual Evaldo Gomes, presidente do Solidariedade no Piauí e pai de Fernanda. Ele aposta que a vereadora estará na lista dos mais votados na capital, ajudando a puxar um segundo nome do partido para a Câmara de Teresina.
Rafael busca lider 'determinado a ajudar o governo'
A uma semana do afastamento de Fábio Novo (PT) da liderança do governo na Assembleia Legislativa do Piauí, o governador Rafael Fonteles (PT) ainda não anunciou o nome do deputado que ficará no cargo.
CARTESIANO: Questionado pela imprensa, apenas listou os requisitos: “Estar na base e ser determinado a ajudar o governo”.
APOSTAS: Nos bastidores, pelo menos três petistas aparecem como cotados: Francisco Limma, Dr. Vinicius e Gil Carlos.
Festejo da Santa Maria da Codipi vira patrimônio cultural de Teresina
A Câmara de Vereadores de Teresina aprovou, nesta quarta-feira (26), Projeto de Lei de autoria do vereador Joaquim do Arroz (PT), que transforma o festejo de Santo Antônio, na Santa Maria da Codipi, em patrimônio cultural de Teresina.
FAZENDO JUSTIÇA: Em sua declaração de voto, Joaquim criticou a Fundação Cultural Monsenhor Chaves pela falta de apoio ao festejo. Para ele, a Câmara ajuda a corrigir uma injustiça contra a comunidade da Santa Maria da Codipi. “Dois anos e nenhum apoio da fundação”, afirmou o parlamentar.
RELIGIOSIDADE E DESENVOLVIMENTO: O festejo é realizado há mais de 30 anos e faz parte do calendário religioso e cultural de Teresina. Na justificativa da proposta, o vereador menciona que as comemorações reúnem mais de 30 mil pessoas durante os treze dias de realização.
"Durante o festejo, os comerciantes, empresas privadas, convidados e comunidade em geral, além de desfrutarem de momentos festivos, podem gerar trabalhos e renda, através da venda de comidas e bebidas típicas, brinquedos e produtos artesanais. É um cenário que alia empreendedorismo com manifestação cultural regional", menciona Joaquim na proposta aprovada pelos parlamentares.