Ciro rejeita rótulo de etarista e dá 'título' a Bolsonaro: “o nosso Trump”

O senador critica a imprensa por, segundo ele, tratar os excessos verbais de Lula com mais complacência do que fazia com o ex-presidente Jair Bolsonaro.

Ciro Nogueira se defende e diz que sempre foi respeitoso. Ele foi criticado ao comparar Lula com Biden. | Pedro França / Agência Senado
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

O senador Ciro Nogueira publicou um artigo nesta terça-feira, 02 de julho, em que reforça as críticas ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), chamando-o de "Biden da Silva". Nogueira destaca que sua intenção não é atacar a idade de Lula, mas sim apontar o que considera um descolamento da realidade por parte do presidente brasileiro, comparando-o ao presidente dos Estados Unidos, Joe Biden.

Nogueira menciona uma declaração recente de Lula, em que ele comparou o Brasil à Faixa de Gaza, afirmando que tais comentários são prejudiciais à imagem do país e podem impactar negativamente decisões de investimentos internacionais. 

Leia Mais

"Imagine um executivo global que esteja para tomar uma decisão de investimento no país e ouça de ninguém menos que o presidente do Brasil que aqui é igual a Gaza?", questiona o senador.

O senador critica a imprensa por, segundo ele, tratar os excessos verbais de Lula com mais complacência do que fazia com o ex-presidente Jair Bolsonaro. Ele lembra que Lula já fez outras declarações polêmicas, como chamar bebês de vítimas de estupro de "monstros" e comparar os ataques de Israel na Faixa de Gaza ao Holocausto. Para Nogueira, essas falas demonstram um descontrole e uma falta de limites por parte do presidente brasileiro.

CRITICOU A FALTA DE RENOVAÇÃO NO PT

No artigo, Nogueira argumenta que, enquanto Joe Biden pode ser compreendido como um político que já está além de sua capacidade cognitiva, Lula, sem problemas de cognição, apresenta um comportamento ainda mais preocupante. Ele sugere que a falta de renovação dentro do Partido dos Trabalhadores (PT) é um reflexo desse descompasso, comparando a situação à do Partido Democrata nos Estados Unidos, que, segundo ele, está preso na figura de Biden sem espaço para novos líderes.

Nogueira aproveita para contrastar essa situação com a da direita brasileira, afirmando que, graças ao ex-presidente Jair Bolsonaro, há uma diversidade de nomes preparados para disputar a Presidência em 2026. 

"Graças ao presidente Bolsonaro, o nosso Donald Trump, temos uma dezena de nomes aptos e com estatura para disputar a Presidência", destaca.

Por fim, o senador reforça que sua crítica não é uma questão de etarismo, mas uma análise política sobre a perpetuação no poder e a falta de renovação nas lideranças da esquerda. 

"Não trato de etarismos. Sempre fui e sou respeitoso. Discuto política", conclui Nogueira.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES