Dalva Paterno, de 56 anos, foi brutalmente assassinada pelo ex-marido Antônio Marcos da Silva, conhecido como Kininho, na tarde desta segunda-feira (04), na casa onde morava na rua Olga Bohn, no bairro Figueira, em Gaspar, Santa Catarina. O feminicídio ocorreu menos de um mês após ela conseguir se divorciar do agressor, encerrando um casamento de 38 anos marcado pela violência.
O corpo de Dalva foi encontrado pela própria filha pouco depois do meio-dia. Segundo informações do Corpo de Bombeiros Militar, a vítima foi atacada com golpes na cabeça, utilizando uma sanduicheira, e também nas costas, possivelmente com uma faca. Equipes do Samu e dos Bombeiros foram mobilizadas para prestar socorro, mas a mulher não resistiu aos ferimentos.
Divórcio havia sido finalizado em julho
A averbação do divórcio do casal saiu no dia 16 de julho deste ano. O advogado gasparense Gilnei de Oliveira, que atuou no processo de separação, disse que Dalva estava muito feliz com a conquista da liberdade. "Ela me disse: 'doutor, agora vou viver a minha vida'", relatou o profissional.
Segundo o advogado, durante todo o andamento do processo, Antônio Marcos não se manifestou, e Dalva sempre demonstrou preocupação com os filhos e netos. "Ela relatou muitas vezes as agressões de um relacionamento de 38 anos que foi muito conturbado. Dalva tinha muitos sonhos e infelizmente teve a vida ceifada de uma forma tão trágica", lamentou Oliveira.
Medida protetiva expedida
Na última sexta-feira (1º), a Justiça havia expedido uma medida protetiva em favor de Dalva. O agressor foi notificado da decisão no sábado (2), que o proibia de se aproximar da ex-mulher. Mesmo assim, nesta segunda-feira ele descumpriu a ordem judicial e invadiu a residência onde ela morava.
Após cometer o crime, Antônio Marcos fugiu em direção a uma área de mata e arrozeira. A partir das 13h30, uma grande operação de busca foi deflagrada com o apoio da aeronave Águia da Polícia Militar, do canil da corporação e de equipes do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope). Até o momento, o suspeito não foi localizado.
Com informações da TV Brusque.