Filho e esposa de deputado investigado por chefiar grupo miliciano são presos

O político é acusado de chefiar um grupo miliciano que explorava a lavagem de dinheiro de valores do jogo do bicho, agiotagem e extorsão.

Filho e esposa de deputado investigado por chefiar grupo miliciano são presos | Reprodução
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Mayana Cerqueira da Silva e João Guilherme Cerqueira da Silva Escolano, de 18 anos, esposa e filho do deputado estadual Binho Galinha, alvo de operação da Polícia Federal nesta quinta-feira (7), foram presos durante a Operação ‘El Patron’. O político é acusado de chefiar um grupo miliciano que explorava a lavagem de dinheiro de valores do jogo do bicho, agiotagem e extorsão.

O Ministério Público da Bahia (MP-BA) participou da operação, e conforme a Polícia Federal seis mandados de prisão preventiva foram cumpridos. A esposa do deputado teve a prisão convertida para domiciliar, enquanto o filho teve a preventiva mantida. Ele foi encaminhado para o presídio em Salvador.

Deputado estadual Binho Galinha | FOTO: Agência Alba

Conforme a PF, além de Binho Galinha, outras 15 pessoas foram denunciadas à Justiça, entre eles três policiais militares, acusados de atuarem como o braço armado da organização criminosa. Também estão presos Jackson Macedo Araújo Júnior, Josenilson Souza da Conceição e Roque de Jesus Carvalho.

O grupo criminoso atuava há pelo menos 20 anos na cidade de Feira de Santana, distante 100 km da capital baiana, e na última década chegou a realizar movimentações bancárias com valor superior a R$ 100 milhões, segundo a investigação.

Filho e esposa de deputado investigado por chefiar grupo miliciano são presos | FOTO: Redes Sociais

Ao ser procurado pelo UOL, o deputado Binho Galinha afirmou que irá "esclarecer tudo à Justiça, no momento próprio" e se colocou "à disposição das autoridades", sem comentar sobre o mérito da investigação.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES