Exclusivo
Famílias envenenadas: O que está por trás dos serial killers do PI e RS; psiquiatra explica
- No Piauí
De acordo com o Ministério da Saúde, entre 2019 e 2025, cerca de 2.347 pessoas morreram no Brasil por envenenamento com chumbinho, um raticida clandestino.
- No Piauí
1º de janeiro de 2025, feriado universal; data que deveria ser marcada por gratidão e alegrias — o que não aconteceu para uma família parnaibana. Nove pessoas foram internadas com suspeita de intoxicação alimentar, mas o número de mortes confirmou que, na verdade, as vítimas foram envenenadas.
Das 9 vítimas, 4 morreram: Francisca Maria da Silva, de 32 anos; seu irmão Manoel Leandro da Silva, de 18 anos; Igno Davi Silva, de 1 ano e 8 meses; e Maria Lauane Fontenele, de 3 anos (filhos de Francisca). Outra filha dela, uma menina de 4 anos, continua internada no Hospital de Urgência de Teresina (HUT).
No meio, o acusado; ao redor, as vítimas | ARTE: Saymon Lima / Portal Meio News
O acusado é o padrasto de Francisca e Manoel: Francisco de Assis Pereira da Costa, de 53 anos, foi preso 8 dias depois. Ele deu três depoimentos diferentes. A Polícia Civil do Piauí afirmou que o homem sentia ódio das vítimas e teria colocado chumbinho em um baião de dois enquanto os enteados dormiam. A partir destas circunstâncias, Francisco referido pelo Perito Geral da Polícia Técnico-Científica do Piauí, o médico legista Antônio Nunes, como um verdadeiro assassino em série.