SEÇÕES

Tráfico e ataque armado: quem é “Rafael Peitão” preso por tentar matar menor em Teresina

Rafael Ferreira, de 31 anos, tem extensa ficha criminal e é investigado por tráfico de drogas, tentativa de homicídio e envolvimento em atentado contra adolescente na zona Sul da capital

“Rafael Peitão”, preso pela Polícia Civil por tentar matar menor em Teresina | Foto: Reprodução
Siga-nos no

Conhecido como “Rafael Peitão”, Rafael Ferreira, de 31 anos, foi preso nesta quinta-feira (30) durante uma operação deflagrada pela Polícia Civil do Piauí (PC-PI). O homem, no entanto, já era velho conhecido das forças de segurança.

Segundo as autoridades, ele figura em diversos processos criminais e teve prisão preventiva decretada dias antes da ação policial, em decisão assinada pelo juiz Valdemir Ferreira Santos, da Central de Inquéritos de Teresina, a pedido do Departamento Estadual de Repressão ao Narcotráfico (Denarc).

O nome de Rafael voltou a aparecer nos registros policiais em 2 de julho de 2025, quando uma equipe do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) realizava diligências para apurar o desaparecimento de um homem ocorrido dias antes, em 29 de junho.

Rafael Ferreira, Conhecido como “Rafael Peitão” (Foto: Reprodução)

Tráfico de drogas

Durante as investigações, a mãe da vítima informou que o filho estaria sob a custódia de um indivíduo conhecido como Rafael Peitão, no bairro Promorar, zona Sul de Teresina. Ao chegar ao endereço indicado, o agente visualizou o suspeito, que fugiu pelos fundos da casa ao perceber a presença policial. O imóvel, era utilizado exclusivamente para o tráfico de drogas.

No interior da residência, foram encontrados diversos invólucros com crack, cocaína e maconha, além de duas balanças de precisão, dinheiro trocado, embalagens plásticas e um caderno com anotações de contabilidade do tráfico.

Laudos periciais confirmaram ainda a apreensão de 1,31 grama de crack, 15,93 gramas de cocaína e 26,42 gramas de maconha, todas embaladas para revenda. A análise química também constatou resíduos de cannabis sativa nas balanças apreendidas.

O Denarc representou pela prisão preventiva do indivíduo. Com a medida deferida em 24 de outubro de 2025, também foram autorizadas buscas e apreensões em dois endereços ligados ao investigado e a extração de dados de celulares e mídias apreendidas.

Diversos processos em andamento

Rafael tem uma ficha criminal extensa, com processos em andamento por tráfico de drogas e tentativa de homicídio. Ele também está sob medidas protetivas na 2ª Vara de Violência Doméstica da capital.

As autoridades policiais acreditam que o homem demonstra "contumácia delitiva e periculosidade", o que torna medidas alternativas à prisão insuficientes para impedir novos crimes. Em outras palavras, devido ao histórico e ao comportamento do investigado, as autoridades consideram que ele representa um risco para a sociedade e que sua prisão é necessária para garantir a segurança pública.

“A liberdade do investigado revela-se comprometedora à garantia da ordem pública, evidenciada pelas circunstâncias do crime e pela variedade de drogas apreendidas”, destacou o magistrado ao pedir pela prisão preventiva.

Polícia Civil do Piauí (Foto: Reprodução)

Operação

Rafael Ferreira foi preso nesta quinta, durante operação da Polícia Civil do Piauí que cumpriu mandados de prisão e busca contra suspeitos de envolvimento no atentado contra um adolescente baleado na zona Sul de Teresina.

Além dele, outros dois investigados também foram presos, enquanto um quarto alvo segue sendo procurado.

Com as prisões, as autoridades esperam reunir novos elementos que possam subsidiar outras investigações em andamento, especialmente aquelas ligadas a crimes praticados por facções e ao tráfico de drogas na capital.

Tópicos
Carregue mais
Veja Também