O governador Rafael Fonteles reassumiu neste segunda-feira (19) seu mandato como governador do Estado após missão de 10 dias na Europa. ''Quero agradecer ao nosso vice-governador Themistocles Filho pelo cuidado com os piauienses durante o tempo que estive fora'', escreveu nas redes sociais.
Durante os 10 dias da viagem, Fonteles visitou 12 cidades em 7 países onde foram cumpridos diversos compromissos relacionados a duas questões prioritárias para o governo: energias renováveis, com foco especial no hidrogênio verde e a operação do Porto de Luís Correia, localizado no Litoral do estado.
''Estamos muito entusiasmados com todos as portas que foram abertas em nossa viagem à Europa e confiantes de que estamos no caminho certo. Retomamos nossa agenda, com muito trabalho pela frente'', completou.
No penúltimo dia de viagem, Rafael Fonteles visitou no último sábado (17) as instalações da primeira siderúrgica de aço verde do mundo, que fica situada na Suécia. Com a capacidade de produzir mais de 5 milhões de toneladas de aço verde no mundo, a siderúrgica viabilizará mais de 10 mil empregos diretos e indiretos no norte do país europeu. É essa experiência que Rafael Fonteles visa trazer Estado.
Durante a visita, a comitiva piauiense foi recepcionada pelo diretor de Relações Públicas, Mikael Lindström, e pela responsável pela Diretoria de Relações Públicas Globais para o Brasil, Malin Jonsson Fredriksson.
Na agenda em solo europeu, Rafael Fonteles conseguiu viabilizar uma série de ações para o Estado, dentre as quais investimentos na ordem de R$ 50 bilhões para produção de hidrogênio verde. Ele também assinou Memorando de Entendimento (MoU) com empresa inglesa Ashley Global Shipping, para o transporte de minério de ferro e, futuramente, de hidrogênio verde via Porto de Luís Correia.
Palestra em Londres
Rafael Fonteles (PT), realizou na última quinta-feira (15) uma palestra no Hydrogen Summit 2023, evento organizado pelo Financial Times, um dos mais influentes jornais do mundo, sobre sobre energia limpa e economia verde . Em sua participação, que ocorreu em Londres, na Inglaterra, Fonteles apresentou os avanços do governo e destacou o potencial do estado para se tornar um dos maiores produtores e exportadores de hidrogênio verde do mundo.
Durante sua palestra, o governador Rafael Fonteles mencionou as vantagens competitivas do Piauí e condições favoráveis, como vento, sol e localização estratégica para o desenvolvimento de projetos de energias renováveis. Na oportunidade, ele reforçou que o Estado além de ser referência na produção de energias eólica e solar, tem recursos hídricos em abundância e posição geográfica estratégica. Após a palestra, Rafael Fonteles concedeu entrevista para a jornalista e pesquisadora na área de transição energética da Argus Media, Pamela Machado