O governador do Piauí, Rafael Fonteles, transmitiu o comando de chefe do Poder Executivo para o vice-governador, Themístocles Filho, na noite desta quarta-feira (7), em uma cerimônia realizada no Palácio do Karnak. Fonteles vai comandar uma comitiva do Governo do Estado em uma missão especial na Europa, com o objetivo de atrair investimentos para impulsionar a produção de hidrogênio verde e a operação do Porto de Luís Correia.
A comitiva piauiense vai cumprir uma longa programação, que inclui uma série de reuniões e visitas técnicas agendadas com autoridades e empresários europeus. "O Piauí já está na fase de discutir projetos em escala industrial, com investimentos de dezenas de milhões de reais. Temos mais de 120 empresas cadastradas", afirmou o governador licenciado.
Ele ressalta a importância das oportunidades abertas durante a viagem. "O setor siderúrgico é responsável por 10% das emissões de gases de efeito estufa. Com o hidrogênio verde, haverá uma grande redução. A Suécia foi pioneira nisso. O Piauí possui minério de ferro e pode desenvolver a indústria siderúrgica com a ZPE (Zona de Processamento de Exportação). Se for feito com hidrogênio verde, será uma revolução", acrescentou.
Ao receber o cargo, o agora governador em exercício, Themístocles Sampaio Filho, destacou a capacidade de Rafael Fonteles e expressou boas expectativas em relação à viagem. "Ele é muito bem avaliado pela população do Piauí. As pesquisas mostram isso, e eu acredito em pesquisa. Tenho certeza de que essa viagem será muito positiva para o estado", disse. No exercício da função, Themístocles terá uma série de compromissos em Teresina e em diversos municípios.
A viagem institucional inclui compromissos na Espanha, Alemanha, Inglaterra e Suécia. Na agenda, no dia 15 de junho, Rafael Fonteles participa do Financial Times Hydrogen Summit, evento que reunirá mais de 200 CEOs, vice-presidentes, investidores e figuras do governo, para discutir o papel que o hidrogênio desempenha no mix energético global e debater seu potencial para reduzir as emissões de poluentes.
Rafael Fonteles será entrevistado no evento e terá encontros para aumentar e diversificar discussões sobre o tema, além de firmar compromissos e alinhar propostas de parcerias. No programa, estão previstos encontros com representantes da Trafigura (Grupo de Pesquisa para Transição Energética), H2 Green Steel e do Banco Mundial. Após o evento, o governador visitará o escritório-sede do Financial Times.
Rafael Fonteles será entrevistado no evento e terá encontros para ampliar discussões sobre o tema, além de firmar compromissos e alinhar propostas de parcerias. Estão previstas reuniões com representantes da Trafigura (Grupo de Pesquisa para Transição Energética), H2 Green Steel e do Banco Mundial. Após o evento, o governador visitará o escritório-sede do Financial Times.