Na tarde desta segunda-feira (10), a Polícia Civil do Piauí conseguiu capturar o cabeça de um esquema criminoso que golpeava vítimas com vendas de veículos roubados. O suspeito foi identificado apenas como Fabrício, possuia 4 mandados de prisão, e foi preso no bairro Primavera, na zona Norte de Teresina.
COMO FUNCIONAVA O ESQUEMA?
Em coletiva de imprensa, o delegado do 4º Distrito Policial, Leonardo Alexandre, explicou que o suspeito se apropriava de motocicletas roubadas e conseguia trocá-las com retorno financeiro, caracterizando-se como Estelionato. As vítimas não tinham conhecimento do esquema criminoso. Fabrício tinha mandados emitidos nas cidades piauienses de Barras, Luzilândia e até no Maranhão.
Aqui nós temos uma investigação [...] de que ele recebeu a quantidade de 2 mil reais, induziu o proprietário da outra moto ao erro, se apropriou desta moto, recebeu a quantia e esse caso ficou configurado na qualificação de receptação qualificada [...] ele é um estelionatário profissional, uma pessoa que vive da prática de crimes, ele já responde a outros inquéritos também [...] essa é a forma que ele já tinha de atuar: recebendo veículos com restrição, depois faz negócio com terceiras pessoas que não tem conhecimento desse fato, e aí se apropria de veículos legítimos, e posteriormente vende esses veículos e depois consegue a vantagem financeira.
O QUE DIZ A POLÍCIA?
A Polícia Civil já estava atrás do suspeito desde 2024, mas ele vivia trocando de endereços. Na residência dele foram encontradas duas motocicletas, que serão investigadas a fim de restituí-las a seus devidos donos. O delegado acrescentou que Fabricio tinha um “ponto” nas proximidades do “Verdão”, na zona Norte, onde tinha informações privilegiadas de vítimas:
Ele negou a participação no crime [...] na investigação que nós temos, ele age sozinho, no entanto, as investigações vão continua e possivelmente podemos encontrar outros colaboradores na prática criminosa.