O Governo do Estado do Piauí vai lançar, em agosto, o Sistema de Policiamento por Inteligência Artificial (SPIA), uma iniciativa da Secretaria da Segurança Pública (SSP-PI) que promete revolucionar a segurança pública no estado. A proposta faz parte do Pacto pela Ordem e tem como objetivo principal reforçar a prevenção e o combate à criminalidade com o uso de tecnologia de ponta.
Com mais de R$ 23 milhões em investimento, o sistema contará com 629 postes inteligentes instalados em Teresina e Parnaíba. Os equipamentos, que incluem mais de 1.200 câmeras modernas, foram adquiridos por meio de emenda parlamentar do senador Marcelo Castro, com apoio do governador Rafael Fonteles.
Entre as inovações, as câmeras terão recursos como reconhecimento facial, leitura automática de placas, visão noturna com infravermelho e análise comportamental. Um supercomputador operado pela Etipi (Empresa de Tecnologia do Piauí) será responsável por processar e analisar as imagens e dados captados, com capacidade de identificar alvos a até 2,9 km de distância.
monitoramento
Além dos novos equipamentos, o SPIA será integrado a sistemas já existentes em escolas, hospitais e unidades de segurança. O Governo do Estado também permitirá, futuramente, o uso de câmeras particulares conectadas à central de monitoramento, por meio de uma regulamentação específica que será publicada em breve.
Outro elemento importante da iniciativa é a instalação de 16 totens de emergência em áreas estratégicas. Com câmeras Speed Dome e botão de pânico, os dispositivos darão ao cidadão uma forma direta de acionar a polícia em situações de risco.
O secretário de Segurança Pública, Chico Lucas, destacou o impacto esperado do SPIA na rotina dos piauienses.
“O SPIA representa um divisor de águas na segurança pública do Piauí. Vamos usar inteligência artificial, integração de dados e inovação tecnológica para prevenir crimes e agir com mais rapidez. É mais proteção para quem vive e circula pelo nosso estado. Esse é o compromisso do governador Rafael Fonteles com a vida e a segurança dos piauienses”, afirmou.
O lançamento oficial do sistema acontecerá em Teresina no mês de agosto, com uma demonstração prática das funcionalidades e apresentação dos primeiros pontos que receberão o monitoramento.