SEÇÕES

Escolas do Piauí recebem câmeras de vigilância 24h para reforçar segurança, anuncia secretário

A medida faz parte do programa Saúde e Segurança nas Escolas Seduc, lançado em parceria com as Secretarias de Segurança Pública (SSP-PI) e Saúde (Sesapi), com foco na proteção e bem-estar dos alunos e profissionais da educação

O secretário de Educação, Washington Bandeira, anunciou a instalação de câmeras de vigilância 24h nas escolas estaduais de Teresina, Parnaíba e Luís Correia | Foto: Francisco Clarin/MeioNews
Siga-nos no

O secretário de Educação do Piauí, Washington Bandeira, anunciou nesta quinta-feira (24), que foram instaladas 151 câmeras de vigilância eletrônica 24 horas, sendo 135 em Teresina, 15 em Parnaíba e 1 em Luís Correia. A medida faz parte do programa Saúde e Segurança nas Escolas Seduc, lançado em parceria com as Secretarias de Segurança Pública (SSP-PI) e Saúde (Sesapi), com foco na proteção e bem-estar dos alunos e profissionais da educação.

No caso da segurança, nós instalamos câmeras de vigilância eletrônica em todas as escolas de Teresina, Parnaíba e de Luís Correia. Um investimento de mais de R$ 15 milhões

Ele também destacou que, além do monitoramento por câmeras, estão sendo contratados mais agentes de portaria e vigilantes. “Desde o início da gestão do governador Rafael Fonteles já foram mais de 400 agentes de portaria contratados e sendo formados, inclusive pela equipe da secretaria de segurança, para poderem fazer de forma mais efetiva essa segurança nas escolas”, afirmou.

A iniciativa inclui ainda ações na área da saúde. Segundo o secretário, até o fim do ano, todas as escolas estaduais terão acesso à saúde digital. “Já estamos com a saúde digital em oito escolas. Nossas equipes multiprofissionais estão atuando cada vez mais nas escolas”, acrescentou. O programa também conta com parcerias estratégicas, como a do Tribunal de Justiça do Estado, que apoia ações de Justiça Restaurativa no ambiente escolar.

O lançamento do programa aconteceu durante a apresentação oficial da primeira Avaliação de Risco Social nas escolas estaduais. A ação visa garantir ambientes mais seguros e acolhedores, com políticas públicas integradas que envolvem segurança, saúde e educação. 

Para o secretário, o programa é resultado da atuação integrada que vem se destacando na gestão estadual. “Educação, Saúde e Segurança andando juntas. Essa é uma união que tem dado certo e agora chega com força para garantir mais cuidado, proteção e oportunidades para nossos estudantes. É assim que a gente constrói uma escola de verdade: com estrutura, acolhimento e respeito às necessidades de todos”, destacou.

Além disso, o programa garantirá salas do Piauí Saúde Digital em todas as unidades escolares da rede estadual, oferecendo consultas gratuitas para alunos, professores e comunidade escolar.

Leia Mais
Tópicos
Carregue mais
Veja Também