O governador Rafael Fonteles se reuniu na manhã desta segunda-feira (15) com o presidente do Tribunal de Justiça do Piauí, desembargador Hilo de Almeida. Na ocasião, o magistrado apresentou o Plano de Gestão do Judiciário piauiense, com uma série de medidas para reforçar a segurança no Piauí.
O Estado ganhará três novas Centrais de Inquéritos, que serão instaladas em Teresina, Parnaíba e Picos. Na capital, será disponibilizada mais uma Vara do Júri e uma nova central para crimes de roubo e organizações criminosas. ''São ações fundamentais para facilitar o acesso à Justiça, reforçar as ações na área de Segurança e fortalecer a parceria no enfrentamento da violência e da criminalidade'', afirmou o governador.
Está sendo discutida uma parceria entre os dois poderes para levar salas de cidadania para todos os municípios piauienses e um grande projeto de regularização fundiária. “Com isso, garantiremos mais celeridade, qualidade e acessibilidade da Justiça para o nosso povo, sobretudo para aqueles que mais precisam”, acrescentou Fonteles.
Hilo de Almeida comemorou a consolidação da parceria com o Governo do Estado. “Estamos muito felizes, porque estamos consolidando esta parceria, mostrando para a sociedade que as instituições estão funcionando unidas e fortalecidas para o enfrentamento deste grande problema que é a violência do nosso estado. Um grande salto neste fortalecimento é também a acessibilidade da Justiça, com a implantação das salas de cidadania, bem como outro grande projeto de alcance social que é o Regularizar”, disse o desembargador.
Governo lança programas voltados para melhorias na produção do campo
Nesta terça-feira (16), o Governo do Piauí, através da Secretaria de Estado da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (Sada), realizará uma cerimônia no Palácio de Karnak às 11h30 para lançar três programas voltados para o setor agropecuário. Entre eles estão a disseminação do melhoramento genético do rebanho do Piauí, a expansão da assistência técnica para todo o estado e o incentivo à abertura de novos empreendimentos no segmento. Durante o evento, o governador Rafael Fonteles e o secretário da Defesa Agropecuária, Fábio Abreu, irão apresentar as propostas.
O secretário da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária destaca que essa é uma oportunidade de explicar para a população sobre as atribuições da secretaria, as metas e os resultados estipulados para os próximos anos. “Além de abarcar a assistência técnica, extensão rural e a defesa agropecuária, temos um projeto ousado, que é o pilar da nossa gestão. E não só isso, também estamos trabalhando na ampliação e melhoria de programas que eram executados pelo Emater”, explica Fábio Abreu. Os programas desenvolvidos pela Sada levam em consideração as necessidades do estado no que diz respeito ao setor agropecuário.