Nesta terça-feira (16), o Governo do Piauí, através da Secretaria de Estado da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (Sada), realizará uma cerimônia no Palácio de Karnak às 11h30 para lançar três programas voltados para o setor agropecuário. Entre eles estão a disseminação do melhoramento genético do rebanho do Piauí, a expansão da assistência técnica para todo o estado e o incentivo à abertura de novos empreendimentos no segmento. Durante o evento, o governador Rafael Fonteles e o secretário da Defesa Agropecuária, Fábio Abreu, irão apresentar as propostas.
O secretário da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária destaca que essa é uma oportunidade de explicar para a população sobre as atribuições da secretaria, as metas e os resultados estipulados para os próximos anos. “Além de abarcar a assistência técnica, extensão rural e a defesa agropecuária, temos um projeto ousado, que é o pilar da nossa gestão. E não só isso, também estamos trabalhando na ampliação e melhoria de programas que eram executados pelo Emater”, explica Fábio Abreu. Os programas desenvolvidos pela Sada levam em consideração as necessidades do estado no que diz respeito ao setor agropecuário.
O Estado do Piauí está lançando o Programa de Disseminação do Melhoramento Genético do Rebanho, com o objetivo de aprimorar as técnicas de manejo e melhoramento genético do rebanho bovino, caprino e ovino. Para isso, serão utilizadas a biotecnologia de inseminação artificial e a utilização de reprodutores melhoradores.
Inicialmente, o programa irá beneficiar 5 mil pequenos e médios criadores em todo o Estado, oferecendo assistência técnica especializada nos 12 Territórios de Desenvolvimento, que são: Planície Litorânea, Cocais, Carnaubais, Entre Rios, Vale do Sambito, Vale do Rio Guaribas, Vale do Rio Canindé, Serra da Capivara, Vales dos Rios Piauí, Tabuleiro do Alto Parnaíba, Chapada das Mangabeiras e Chapada do Vale do Rio Itaim. O objetivo é realizar 100 mil inseminações nos próximos dois anos.
A proposta busca alcançar diversos objetivos importantes para o setor agropecuário, tais como aprimorar a economia do setor, aumentar a competitividade do rebanho e a exportação de carne, abrir novos mercados com valor agregado em qualidade, melhorar os índices de produção e produtividade, gerar novos empregos através da oferta de novos serviços, aumentar o número de cabeças de animais abatidos e de fêmeas inseminadas. Tudo isso contribui para a melhoria da qualidade de vida dos produtores envolvidos.
“Esse novo projeto é um dos pilares da nossa gestão à frente da Sada. Com ele, vamos proporcionar ao pequeno e médio produtor a possibilidade de melhoria do seu rebanho. Vamos oportunizar ao cidadão lá da ponta, a organização de sua atividade e a qualidade dos produtos ofertados, ajudando também na questão econômica”, destacou Fábio Abreu.