SEÇÕES

MP denuncia GCM que matou ex-esposa e vereador em Teresina por não aceitar o término

Francisco Fernando foi indiciado pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) no dia 4 de setembro de 2025.

Penelope Brito, Thiciano Ribeiro e Francisco Fernando | Foto: Reprodução
Siga-nos no

O Ministério Público do Piauí (MPPI) denunciou o guarda civil municipal Francisco Fernando de Oliveira Castro pelo assassinato de sua ex-esposa, Penélope Mirande de Brito, e do atual companheiro dela, o vereador Thiciano Ribeiro da Cruz, além da tentativa de homicídio contra o taxista Paulo César Lopes Pereira. A denúncia foi apresentada na última quinta-feira. 

Francisco Fernando foi indiciado pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) no dia 4 de setembro de 2025. Se a Justiça aceitar a denúncia, ele passará à condição de réu. A partir daí, a defesa terá dez dias para se manifestar e indicar as provas que pretende apresentar. Na sequência, começa a instrução criminal, com oitiva de testemunhas e interrogatório do acusado, assegurando o direito ao contraditório e à ampla defesa.

Leia Mais

O QUE ACONTECEU?

O crime aconteceu no dia 27 de agosto, na Rua Arêa Leão, região Centro-Sul de Teresina, em frente a um hospital particular. Câmeras de segurança registraram quando Penélope Brito caminhava acompanhada do vereador Thiciano Ribeiro. O suspeito se aproximou armado e disparou contra o parlamentar, que caiu imediatamente. Em seguida, atirou contra a ex-esposa, que morreu no local.

Durante o ataque, um taxista - que estava estacionado na rua - foi atingido por estilhaços dos disparos. 

Veja!

O QUE MOTIVOU O CRIME?

Francisco Fernando não aceitava o término do relacionamento. Enquanto vivia com Penélope, que também era GCM, o acusado era agressivo e não concordava com o fato dela ser comandante, de acordo com o Departamento de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP).

Ele foi preso no mesmo dia, no bairro Parque Piauí, na zona Sul da capital. Ele se escondeu na casa de um familiar e foi surpreendido quando deixou o local em um veículo. Com ele, os policiais apreenderam uma carabina, duas pistolas, dois carregadores, mais de 12 munições, três celulares, uma carteira, um relógio, um notebook, a chave do veículo e uma quantia em dinheiro.

Além disso, equipes da Polícia Militar (PM) apreenderam mais quatro armas e quase três mil munições que pertenceriam ao acusado e estavam escondidas na casa de um tio de Penélope.

Tópicos
Carregue mais
Veja Também