SEÇÕES

“Ligação muda”: criminosos clonam voz de vítimas e aplicam golpes em familiares

Criminosos ligam para as vítimas, gravam poucos segundos da voz e, usando ferramentas de inteligência artificial, conseguem imitar timbre, ritmo e entonação. Assim, produzem áudios que parecem ter sido feitos pela própria pessoa.

Golpe da Ligação muda | Foto: Depositphotos.com / Milkos
Siga-nos no

Um novo golpe está sendo monitorado pela Delegacia de Repressão e Combate aos Crimes de Informática no Piauí. Criminosos ligam para as vítimas, gravam poucos segundos da voz e, usando ferramentas de inteligência artificial, conseguem imitar timbre, ritmo e entonação. Assim, produzem áudios que parecem ter sido feitos pela própria pessoa.

À Rede Meio Norte, o delegado Humberto Mácola informou que ainda não há registros desse golpe no Piauí. Até agora, os casos foram identificados apenas nas regiões Sul e Sudeste do país. Segundo ele, os criminosos usam a gravação da voz da vítima para entrar em contato com familiares, que acabam acreditando no áudio falso e caem no golpe.

Esse golpe que está sendo intitulado, o golpe da Ligação Silenciosa, o golpe da Ligação Muda [...] eles fazem ligações para as pessoas, para a vítima. A vítima, ela não ouve nada que está do outro lado, apenas começa a perguntar quem é, quem é que está falando, fala alguma coisa [...] a Inteligencia Artificial trouxe várias ferramentas maravilhosas, mas infelizmente, como sempre, o criminoso também utiliza essa tecnologia para o mal, como a deepfake, como a própria internet, com o acesso de voz. Então, o criminoso utiliza isso como uma ferramenta para montar um cenário ilusório, fazer-se passar por familiares utilizando voz, inclusive também em atendimentos bancários, explicou o delegado.

DENÚNCIA 

O delegado reforça a necessidade de redobrar a atenção ao receber ligações, principalmente quando o número é desconhecido. “Nossa recomendação é nunca atender ligações de contatos que não estão na sua agenda telefônica. Se você atender, nunca fale primeiro. Se a pessoa está ligando para você, ela precisa falar primeiro”.

Em casos de suspeitas, recomenda-se procurar a delegacia ou ligar no 190.

Tópicos
Carregue mais
Veja Também