A Justiça determinou, na segunda-feira (20), a libertação de Alandilson Cardoso, namorado da vereadora Tatiana Medeiros, preso desde novembro de 2024 sob a acusação de participar de uma organização criminosa voltada à lavagem de dinheiro do tráfico de drogas.
A decisão da Vara de Delitos de Organização Criminosa, também revogou medidas cautelares impostas a Alandilson e a outros 19 investigados. No entanto, o empresário continuará preso por responder a um processo na Justiça Eleitoral, onde é acusado de corrupção eleitoral.
Entenda a decisão
A revogação da prisão decorre da anulação de um relatório financeiro usado como prova no inquérito, que havia sido obtido pelo Denarc (Departamento Estadual de Repressão ao Narcotráfico) sem autorização judicial.
Alandilson, que chegou a ser preso em Minas Gerais, foi recentemente transferido de Contagem (MG) para o presídio de Altos (PI). A mudança foi autorizada pela juíza Júnia Maria Feitosa Bezerra Fialho, da 1ª Zona Eleitoral de Teresina, responsável também por um processo da 98ª Zona Eleitoral, que investiga crimes eleitorais no estado.
A Justiça piauiense havia expedido três mandados de prisão contra o empresário. Em dois deles, ele já havia obtido liberdade após a defesa comprovar que a Polícia Civil do Piauí apresentou o Relatório de Inteligência Financeira (RIF/Coaf) sem a devida autorização judicial durante a fase de pré-inquérito.