Com a meta de alcançar 200 mil matrículas para o ano letivo de 2025, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) estará com as escolas da Rede Pública Estadual abertas neste sábado (18) e domingo (19). A iniciativa visa facilitar o acesso de estudantes e responsáveis interessados em garantir uma vaga.
“Nosso objetivo é permitir que todos realizem o processo de matrícula com tranquilidade. Para 2025, além da ampliação do ensino em Tempo Integral, estamos oferecendo novos cursos técnicos, aumentando as oportunidades de desenvolvimento para nossos estudantes”, afirmou o Secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, sobre os avanços na oferta educacional da rede.
DIA D DE MATRÍCULAS
As ações de busca ativa tiveram início nesta sexta-feira (17), com o “Dia D” de matrículas. Equipes das 21 Gerências Regionais de Educação (GREs) estiveram presentes em 20 pontos de atendimento, distribuídos em 18 municípios.
Alexandre Lino da Silva, que conseguiu matricular a filha no oitavo ano do Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Freitas Neto, em Teresina, elogiou a iniciativa. “Era uma oportunidade que eu estava esperando. Facilitou muito nosso acesso e, finalmente, consegui matricular minha filha”, disse aliviado.
AS ESCOLAS
O processo de matrícula é realizado de forma totalmente online. Estão disponíveis vagas em diversas modalidades, como Ensino Regular, Profissional, Educação de Jovens e Adultos (EJA), Educação Especial, do Campo, Escolar Indígena e Quilombola, com opções de regime parcial ou integral.
Para efetuar a matrícula, os responsáveis devem informar os números dos documentos de identidade e CPF do aluno. A apresentação física dos documentos será exigida na escola no início do ano letivo para conferência.
Como realizar a matrícula
Além do atendimento presencial, o processo pode ser realizado de forma digital, pela plataforma Gov.Pi Cidadão (pidigital.pi.gov.br), disponível também como aplicativo para iOS e Android, ou no site oficial da Seduc (seduc.pi.gov.br/matricula/).
Com essas ações, a Seduc reforça o compromisso com a acessibilidade e a qualidade do ensino na Rede Estadual, assegurando que nenhum estudante fique sem acesso à educação.