Após um apagão ao nível nacional, na manhã desta terça-feira (15), a energia elétrica no estado piauiense e nos demais estados brasileiros afetados pela extensa interrupção no fornecimento, foi reestabelecida no país. Cerca de 25 regiões no Brasil e o Distrito Federal foram afetadas a partir das 8h20 de hoje. O anúncio foi feito pelo Ministério de Minas e Energia (MME).
"O Ministério de Minas e Energia (MME), em atualização à situação de atendimento elétrico brasileiro, informa que O SISTEMA NACIONAL DE ENERGIA FOI REESTABELECIDO, às 14h30, restando ajustes pontuais a serem realizados pelas distribuidoras em algumas cidades", diz a nota.
A Equatorial Piauí informou também que o fornecimento já foi normalizado em parte dos municípios afetados no estado e segue ocorrendo de maneira gradativa. A empresa indica que houve atuação do Esquema Regional de Alívio de Carga, que consiste em um mecanismo de proteção da rede para tentar restringir a perda de carga no sistema.
Houve normalização em todos os estados em que há concessão do Grupo (Alagoas, Amapá, Maranhão, Goiás, Pará, Piauí e Rio Grande do Sul). A Equatorial Piauí informou ainda que o motivo está sendo apurado. A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans) também informou que há agentes em campo para reduzir os transtornos causados pelo desligamento dos semáforos.
A superintendência municipal de transportes e trânsito (Strans), informa que por conta do apagão que está ocorrendo em todo o Brasil, a cidade de Teresina está sem energia. Consequentemente, os semáforos então sem funcionamento. O operacional dos agentes de trânsito estão em campo nos principais cruzamentos da cidade para melhor controle do tráfego. Orientamos aos condutores, que se possível, evitem se deslocar nesse momento.
CONSUMIDORES E EMPREENDEDORES PODEM BUSCAR INDENIZAÇÃO
Os danos causados aos consumidores e empreendedores são passíveis de compensação por parte da concessionária de energia elétrica responsável. De acordo com o professor e membro da Comissão Nacional de Defesa do Consumidor do Conselho Federal da OAB, Marco Antonio Araujo Júnior, se houver vítimas de algum prejuízo, elas podem acionar imediatamente a concessionária que o atende. (Veja a matéria completa)
“A concessionária terá 90 dias para promover o conserto dos equipamentos danificados, se for possível, ou realizar o ressarcimento dos valores comprovados”, esclarece Marcos Antonio.
NOTA DA EQUATORIAL PIAUÍ
A Equatorial Piauí informa que uma ocorrência no Sistema Interligado Nacional (SIN) afetou o suprimento de energia em diversos estados de todas as regiões do país, na manhã desta terça-feira (15). A interrupção se deu às 8h31, com a interligação Norte / Sudeste e as causas da ocorrência ainda são apuradas pelo Operador Nacional do Sistema (ONS).
A Distribuidora segue gerenciando as tratativas com o ONS, que coordena a recomposição do sistema de forma segura em todo o Brasil.
A empresa informa que o fornecimento já foi normalizado em parte dos municípios afetados no estado e segue ocorrendo de maneira gradativa. Neste momento, já houve recomposição parcial para os clientes impactados na capital e na região de São João do Piauí.