SEÇÕES

Embarques em aeroportos e rodoviárias exigem a Nova Carteira de Identidade Nacional

A orientação é que os cidadãos se antecipem para evitar transtornos, especialmente em períodos de alta demanda

Exigência da Nova Carteira de Identidade Nacional muda regras de embarque no país | Foto: Reprodução
Siga-nos no

Com a proximidade do Carnaval e o aumento significativo no fluxo de viagens, a Secretaria da Segurança Pública, por meio do Instituto de Cidadania Digital, reforça a orientação para que a população atualize a Carteira de Identidade Nacional (CIN). O documento é obrigatório para embarques em aeroportos e rodoviárias, tanto em viagens interestaduais quanto internacionais.

A CIN é o novo modelo de documento de identificação adotado em todo o país, com maior nível de segurança e integração ao CPF, que passa a ser o número único do cidadão. Em deslocamentos para países do Mercosul, a nova identidade também é aceita como documento oficial no momento do embarque.

Relatos reforçam a importância da atualização antecipada

Moradora de Teresina, Brenda Taynara, de 25 anos, conta que precisou atualizar o documento antes de uma viagem internacional. Segundo ela, a orientação recebida foi clara sobre os riscos de não portar a nova identidade. “Precisei atualizar minha identidade porque iria viajar para o Chile. Fui informada de que, sem a nova identidade, poderia não conseguir embarcar. É importante não deixar para a última hora”, relatou.

A recomendação também é reforçada por Bárbara Fogaça, que atualizou a CIN para viajar para outro estado. Ela destacou a tranquilidade do processo e o alívio ao garantir o embarque. “Se eu não tivesse atualizado, não conseguiria viajar. Fiquei com receio de não embarcar, mas foi tudo muito rápido e simples. Recebi minha identidade em pouco tempo”, contou.

De acordo com o superintendente do Instituto de Cidadania Digital, Marcelo Mascarenha, a orientação é que os cidadãos se antecipem para evitar transtornos, especialmente em períodos de alta demanda. “Durante o Carnaval, a procura cresce bastante. A atualização da identidade garante segurança no embarque e evita problemas com documentação irregular. Nosso alerta é para que a população procure uma unidade com antecedência”, explicou.

A emissão da Carteira de Identidade Nacional é totalmente gratuita em todo o Piauí, tanto para a primeira via quanto para a substituição do antigo RG. Para solicitar o documento, é necessário apresentar certidão de nascimento ou casamento em bom estado de conservação, CPF e comprovante de residência.

Atualmente, o Instituto de Cidadania Digital possui mais de 190 unidades de atendimento em funcionamento em todo o estado, sendo 19 apenas em Teresina, assegurando um acesso amplo, descentralizado e facilitado para a população.

Leia Mais
Tópicos
Carregue mais
Veja Também