O governador Rafael Fonteles destacou, nesta terça-feira (16), durante o dia Dia D da Cidadania Digital, que Piauí já é o estado do Brasil com a maior parcela da população com a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN). Ele afirmou que o feito é uma porta de acesso à cidadania e às políticas públicas, ressaltando que o estado já alcançou 40% da população documentada e tem a meta de chegar a totalidade até 2026.
"O Piauí já é o estado do Brasil com maior percentual com Carteira de Identidade Nacional. Essa é a porta para a cidadania, não é apenas um registro, mas uma garantia de uma série de políticas públicas. Já temos municípios que chegaram a 100% da população e isso tem um significado enorme", avaliou o governador.
Mudanças na forma de emissão
O secretário de Segurança Pública, Chico Lucas, anunciou nesta terça feira (16) uma mudança importante na emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) no Piauí. A partir de agora, não será mais necessário apresentar certidão de nascimento ou casamento atualizada, desde que o documento esteja legível e autêntico.
Segundo o secretário, a medida corrige um entrave que gerava custo e burocracia para a população.
“Olha, nós estamos hoje editando a instrução normativa que define que a certidão de nascimento ou casamento apresentada não precisa ser atualizada, só vai ser necessária a atualização quando houver dúvida da autenticidade”, explicou Chico Lucas.
Governador comentou sobre recente viagem internacional
Ao avaliar a missão internacional realizada recentemente, Rafael Fonteles considerou a viagem "muito positiva". Ele relatou que a comitiva levou 60 empresários à China, com foco nos setores de energia e tecnologia, e também incluiu compromissos na Alemanha, onde visitou estudantes piauienses em intercâmbio e discutiu energia limpa com autoridades do Ministério da Economia Alemão.