SEÇÕES

Metade da população do Piauí já emitiu a nova Carteira de Identidade Nacional

O índice coloca o estado muito à frente da média nacional e de unidades federativas com população semelhante

Nova Carteira de Identidade Nacional | Foto: Divulgação/Secom
Siga-nos no

O Instituto de Cidadania Digital, divulgou, nesta terça-feira (8), que o estado alcançou uma marca importante: 50% da população piauiense já está documentada com a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN).

De acordo com dados do Ministério da Justiça, o Piauí soma 1.690.354 pessoas com a nova identidade, o que representa 50,07% da população do Estado, consolidando o Piauí como líder nacional em emissão proporcional da CIN.

O índice coloca o estado muito à frente da média nacional e de unidades federativas com população semelhante, reforçando o protagonismo piauiense na política de identificação civil e cidadania digital.

Para quem já emitiu o documento, os reflexos são sentidos no dia a dia. Moradora de Teresina, Maria da Conceição dos Santos Aguiar, de 66 anos, conta que a atualização da identidade foi essencial para garantir a continuidade do tratamento de saúde. 

Eu vim renovar minha identidade porque, ao buscar meu medicamento para pressão, fui informada de que precisava estar com o documento atualizado para continuar recebendo. Aqui fui muito bem atendida. Apesar do movimento, o atendimento foi rápido, organizado e acolhedor. As atendentes foram muito atenciosas. Gostei muito do serviço, avaliou.

Foto: Divulgação/Ascom

O superintendente de Cidadania Digital, Marcelo Mascarenha, destaca que o avanço vai além dos números. 

Alcançar 50% da população documentada é um marco histórico para o Piauí. Não estamos falando apenas de estatística, mas de pessoas com mais acesso a políticas públicas, serviços digitais e direitos básicos. O Piauí se tornou referência nacional porque conseguiu fazer a identidade chegar a quem mais precisa, inclusive nos territórios mais distantes, afirma o gestor.

A secretária adjunta de Governo Digital, Luanna Roncaratti destacou o marco do Piauí. 

A CIN é mais que um documento de identificação, pois facilita o acesso seguro das pessoas aos serviços e benefícios sociais. Podemos dizer que a nova carteira é a porta de entrada para a cidadania. Por isso, essa conquista do Piauí, que exigiu muito trabalho e dedicação, é tão importante para o Brasil, destacou a secretária.

AMPLIAÇÃO DA REDE DE ATENDIMENTO

O resultado é fruto da ampliação da rede de atendimento, da interiorização dos serviços e da desburocratização dos processos de emissão. Com a nova Carteira de Identidade Nacional, que utiliza o CPF como número único de identificação e conta com versão digital disponível no aplicativo gov.br, o cidadão tem mais segurança, integração entre sistemas e facilidade no acesso a serviços públicos e privados.

O Governo do Estado segue avançando na meta de universalizar o acesso à nova identidade, reafirmando o compromisso com a cidadania, inclusão social e a modernização dos serviços públicos no Piauí.

Tópicos
Carregue mais
Veja Também