De acordo com o resultado preliminar do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o Tribunal de Justiça do Piauí (TJPI) alcançou o 1º lugar entre os tribunais de pequeno porte no Ranking da Transparência do Poder Judiciário 2025. A avaliação do tribunal foi de 97,18%, consolidando seu compromisso com a prestação de informações claras, acessíveis e padronizadas à sociedade.
6º entre tribunais estaduais
Além do destaque nacional em sua categoria, o TJPI também obteve uma posição de destaque a nível estadual, ficando em 6º lugar entre todos os tribunais do país. O avanço é expressivo, considerando que em 2024 o Tribunal havia ocupado a 12ª colocação no mesmo ranking.
Valor
De acordo com o presidente do TJPI, desembargador Aderson Nogueira, a transparência é um valor essencial para a democracia e para o fortalecimento da confiança da sociedade no Judiciário. "Essa conquista é fruto de um trabalho comprometido com a ética, a responsabilidade institucional e o respeito ao cidadão”, pontuou.
Compromisso
“Esse resultado demonstra nossa evolução e reforça o compromisso com a melhoria contínua. Trabalhamos para oferecer informações acessíveis e de qualidade, garantindo que o cidadão piauiense possa acompanhar de perto o funcionamento da Justiça em seu estado”, afirmou o secretário de Gestão Estratégica do TJPI, Rafael Dantas.
O que é?
O Ranking da Transparência do CNJ tem como principal objetivo estimular a cultura de transparência no Poder Judiciário, permitindo maior controle social e facilitando o acesso às informações por parte dos cidadãos. A avaliação leva em conta critérios como acessibilidade de dados no portal institucional, padronização de informações, prestação de contas e comunicação institucional.