A Polícia Civil confirmou que a arma utilizada no assassinato da comandante da Guarda Civil Municipal de Parnaíba, Penélope de Brito, e do vereador Thiciano Ribeiro, foi encontrada escondida na casa da mãe de Francisco Fernando Castro, de 38 anos, preso horas após o crime.
A prisão foi conduzida pelo delegado Charles Pessoa, coordenador do Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco), no bairro Parque Piauí, zona Sul de Teresina. Com o suspeito, os policiais apreenderam ainda outras três armas de fogo, aparelhos celulares e uma quantia em dinheiro.
Francisco Fernando, que atuava como guarda municipal em Parnaíba e era ex-marido de Penélope, foi levado para a sede do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).
COMO ACONTECEU
O crime ocorreu nas proximidades de um hospital particular na Rua Arêa Leão, zona Centro-Sul da cidade. Imagens de uma câmera de segurança mostram Penélope caminhando à frente pela calçada, ao lado do hospital, e enquanto Thiciano vem logo atrás. O suspeito, vestindo camisa branca e armado, se aproxima e efetua os disparos. O homem é atingido primeiro, seguido da mulher, que cai logo em seguida. Testemunhas próximas correm em desespero.
Após matar o casal, o homem olha para trás, atira novamente e foge.
O Guarda Civil Municipal Mesquita relatou que o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado, mas constatou o óbito das duas vítimas.“A informação preliminar é que um cidadão alvejou as vítimas e evadiu-se do local. Próximo aos corpos encontramos estojos. Estamos aguardando a chegada da perícia para dar continuidade ao trabalho”, disse Mesquita.
TAXISTA ATINGIDO
Um taxista que estava estacionado nas proximidades foi atingido por estilhaços dos disparos. “Ele estava estacionado, e o para-brisa do carro foi atingido. Sofreu ferimentos no rosto, sangrando um pouco, mas está sendo atendido pelo SAMU. Ele recentemente passou por cirurgia do coração”, acrescentou o guarda.
Perícia
Os estojos encontrados aparentam ser de calibre 0.380. A área permanece isolada enquanto a perícia criminal realiza os trabalhos de investigação. A Polícia Civil será responsável por apurar todas as circunstâncias do crime.
Thiciano Ribeiro da Cruz assumiu o mandato em maio deste ano, após o falecimento do vereador Brunão Vasconcelos Cunha. Penélope Brito atuava como secretária de Transportes, Trânsito e Articulação com as Forças de Segurança de Parnaíba.