Neste fim de semana, a TV Meio transmitiu duas revisões do projeto Pré-Enem Seduc + Pré-Saeb 2025, promovido pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc-PI). As aulas foram ao neste sábado (21), direto do município de Campo Maior, e no domingo (22), de Altos, sempre das 8h às 13h.
Com objetivo de reforçar a preparação dos estudantes da 3ª série do ensino Médio, a iniciativa incluirá aulas dinâmicas, desafios em grupo e muita interação. A proposta aposta em formatos inovadores para garantir a imersão dos estudantes no aprendizado, focado no Enem e no Saeb.
ALTOS
A cidade de Fronteiras está a 40 km de Teresina, e teve o CETI Afonso Mafrense como palco para as aulas, recebendo mais de 800 alunos da 18° GRE, de regiões vizinhas como Cabaceiras do Piauí e Beneditinos.
Estamos tendo essa preparação desde o ano passado e vem servindo muito, porque a minha nota como treineira em 2024 foi até boa. Esse ano faço pra valer e espero tirar uma nota boa também. pretendo curar Psicologia e todo sábado temos um laboratório de Redação na escola, e acho que isso é o que mais vai me ajudar também a entrar no curso que eu quero, disse a estudante Vitória Emanuelly.
Cada estudante recebeu um caderno de questões, com exercícios voltados para as provas, além de um cronograma de estudos para 2025 e um checklist com os temas já trabalhados ao longo das revisões.
CAMPO MAIOR
No município de Campo Maior, o CETI Patronato Nossa Senhora de Lourdes recebeu estudantes na manhã deste domingo (22), com um cronograma de aprendizado e brincadeiras. Na revisão, cada aluno recebeu lanche e um kit estudo para acompanhar cada aula.
A professora de Redação, Ana Leticia Lima, foi a responsável por revisar com os alunos das duas cidades o passo a passo da tão temida Redação, e descomplicou a disciplina para os alunos com apenas 3 dicas.
A primeira é: prestem muita atenção nos textos motivadores, eles podem ser a base da escrita da redação se o aluno não tiver nenhum conhecimento sobre o tema que foi solicitado. A segunda dica é: assistir e ler bastante. Repertório sócio cultural faz total diferença na redação e quanto mais a gente ler e assistir, mais repertório a gente tem. A terceira dica é treino. Nós temos aí mais ou menos uns cinco meses até a redação. Então treine bastante, escreva bastante, e se possível, pelo menos uma redação por semana.