A maior revisão educacional do Brasil passou, pelo litoral do Piauí. A edição do Pré-Enem Seduc + Pré-Saeb 2025 reuniu mais de 800 estudantes da rede pública estadual no Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) Ricardo Augusto Veloso, a Escola do Mar, em Luís Correia. Com transmissão pela Rede Meio neste domingo (15), a revisão agitou o auditório da escola com aulas interativas, gincanas educativas e dinâmicas com foco nos principais conteúdos cobrados no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e na prova do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).
Durante toda a manhã, os alunos foram guiados por uma equipe de professores experientes em disciplinas como Língua Portuguesa, Redação, Matemática, Geografia e Biologia. As atividades foram pensadas para estimular o raciocínio, reforçar o aprendizado e manter os estudantes motivados para os desafios que vêm pela frente.
“É um evento esperado pelos alunos do 3º ano, por as equipes das escolas, porque é um momento em que os alunos, os professores, a escola inteira é motivada para se prepararem pro Pré-ENEM no fim do ano, pro SAEB”, destacou Aurilene Vieira, gerente da 1ª Gerência Regional de Educação.
Preparação que transforma
Mais do que um dia de revisão, a iniciativa integra um conjunto de ações da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) que visa atender mais de 150 mil estudantes da 3ª série do Ensino Médio em todo o estado. Além das aulas presenciais, os alunos também têm acesso à plataforma do Canal Educação, onde podem criar planos de estudo, assistir a videoaulas, fazer simulados e até ter redações corrigidas por inteligência artificial.
A preparação também é incentivada por programas como o Pré-Enem Seduc Day, o Laboratório de Redação e uma grande revisão voltada para o vestibular do Instituto Federal do Piauí (IFPI).
E o esforço vem sendo recompensado. Estudantes com melhor desempenho no Enem recebem, desde o ano passado, uma premiação em dinheiro equivalente a um salário mínimo. O mesmo valor será pago a cada aluno que realizar o Saeb e contribuir para que a escola atinja as metas do Ideb. As unidades escolares que baterem suas metas também serão bonificadas, com pagamento de um 14º salário a todos os profissionais.
“Que alegria podermos contar com um espaço lotado, a gente está aqui direto do Laboratório do Mar, onde nós temos um navio de pesca para todos os cursos, e a revisão está incrível. É a SEDUC, por meio do Governo do Estado, preparando os estudantes para o ENEM ”, comemorou Viviane Carvalhedo, superintendente de Gestão da Educação Básica e Superior.
Reconhecimento dos estudantes
A mobilização estudantil também foi destaque. Isabela, aluna do CEEP Ministro Petrônio Portela, compartilhou sua empolgação com o evento.
“Eu acho um evento muito interessante, pois está promovendo a nossa educação, principalmente para aquelas pessoas que estão pensando atualmente, ou então pensam futuramente, de cursar alguma faculdade.”
Com o auditório cheio e energia positiva de sobra, a revisão mostrou mais uma vez a força da educação pública quando é feita com planejamento, investimento e compromisso com o futuro dos jovens piauienses.