UFPI afirma que instituirá o “Dia de Memória à Janaina da Silva Bezerra”

Além disso, o mês será dedicado ao combate à violência de gênero. Veja a reposta da universidade na íntegra!

ery | r68
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Administração Superior da Universidade Federal do Piauí (UFPI) respondeu na tarde desta quarta-feira (1°), as propostas e reivindicações elaboradas pelos estudantes em assembleia-geral realizada ontem, diante da morte da estudante de jornalismo Janaína da Silva Bezerra, no último sábado (28) em Teresina. Com pedidos de justiça pela jovem, o movimento por mais segurança e diversas melhorias na universidade em vários âmbitos.

Dentre as sugestões, está a proposta de indenização da família da jovem. A UFPI pontuou que a Administração Superior adotará as medidas legais nesse sentido quando for demandada. Outra alegação dos estudantes seriam melhorias na iluminação, ampliação de todas as frotas de ônibus que atendem a universidade e claro, mais segurança no campus, a principal pauta discutida pelo movimento estudantil.UFPI afirma que instituirá o "Dia de Memória à Janaina da Silva Bezerra" (Foto: Reprodução/ @isaallvesv via Twiiter)

 “A Administração da UFPI está desde o início da gestão solicitando a ampliação de todas as frotas de ônibus. Continuará articulando para que a demanda seja efetivada, pois é uma ação de responsabilidade exclusiva da Prefeitura Municipal de Teresina. Quanto ao ônibus interno (Fantasmão) será ampliada a frequência da circulação, principalmente nos horários de pico. [...] Existe um cronograma de atendimento às unidades administrativas e acadêmicas, para a manutenção da iluminação do Campus, em parceria com a Prefeitura de Teresina. Tais ações serão intensificadas e a iluminação será reposta nas áreas necessitadas”, diz trecho da resposta da Universidade. 

Veja na íntegra: Resposta oficial da UFPI para os estudantes (Foto: Imagem cedida ao meionorte)

Outro ponto de destaque do posicionamento da instituição de ensino é que será instituído, oficialmente, via Conselho de Administração (CAD/UFPI), o dia 28 de janeiro como "Dia de Memória à Janaina da Silva Bezerra". Além disso, o mês será dedicado ao combate à violência de gênero. 

A UFPI esclarece ainda, diante das demandas apresentadas, que será aumentado o número e a frequência dos moto rondas, por meio de um aditivo ao contrato de prestações de serviços, junto as empresas. Será aumentado e melhorado o monitoramento por câmeras nos corredores dos Centros, paradas de ônibus, entradas e saídas. Já o policiamento, que já existe, será ampliado, de acordo com a universidade. 

Leia Mais

“Será encaminhado ao Hospital Universitário solicitação de atendimento de emergência aos 3 segmentos da Universidade. Será realizada uma discussão para inserir as questões de gênero nas disciplinas de todos os cursos, com ênfase nos cursos de Exatas e da Natureza, como temas transversais e institucionalização de projetos de ensino e de extensão.  Atendida pela constituição da Comissão de Enfreamento da Violência contra as Mulheres, pela criação de uma rede de combate ao assédio sexual e moral e um canal de denúncia exclusivo para alunos”, diz ainda a universidade.

UFPI afirma que instituirá o "Dia de Memória à Janaina da Silva Bezerra" (Foto: Raíssa Morais/ Meio Norte)

Ocupação da Reitoria e protestos

Na manhã de ontem, os alunos se reuniram no coreto da Reitoria, por volta das 9 horas, em protesto contra a morte de Janaína Bezerra, de 22 anos, aluna do curso de Jornalismo. Os estudantes realizaram uma assembleia-geral em memória e justiça pela vítima e deliberaram um calendário de mobilizações para os próximos dias. Os atos são convocados pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE) da UFPI.

A primeira ação do movimento foi o pedido de diálogo direto com os representantes da reitoria, que só haviam se manifestado por meio de notas e entrevistas para imprensa. A ocupação da reitoria, realizada no período do da tarde, segundo a aluna do curso de Biologia, Isadora Monteiro, foi a melhor forma dos estudantes serem ouvidos pelo reitor Gildásio Guedes.

UFPI afirma que instituirá o "Dia de Memória à Janaina da Silva Bezerra" (Foto: Ananda Soares/ Meio Norte)

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES