![Redução do preço dos alimentos | Valter Campanato/Agência Brasil](/uploads/imagens/2025/1/23/webp/lula-vai-reunir-ministros-para-tratar-da-reducao-do-preco-dos-alimentos-d7d5e762-c377-4783-892b-f273cc63b06c.jpg.webp)
O presidente Lula deve coordenar uma reunião com ministros, nesta sexta (24), para discutir formas de baixar o preço dos alimentos. O tema ganhou virou ponto central do governo nessa semana, quando o próprio presidente afirmou que esta é a prioridade da gestão em 2025.
Fonte
A informação foi dada pelo ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira, após participar, de um encontro preparatório, no Palácio do Planalto, que contou com a presença dos ministros Rui Costa (Casa Civil) e Carlos Fávaro (Agricultura), e representantes do Ministério da Fazenda.
Fora de questão
O presidente vai tratar de possíveis medidas para conter a inflação de alimentos. Questionado sobre uma proposta da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), para flexibilizar a validade de alimentos, Paulo Teixeira afirmou que a iniciativa "está fora de cogitação".
Proposição
Segunda a Abras, a sugestão é inserir o modelo "best before", que do inglês quer dizer que o consumo deve ser "de preferência antes de", o que, na prática, permite que mercados mantenham produtos nas prateleiras por mais tempo.
Sugestões
A entidade apresentou sugestões de mudanças no Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT), a permissão da venda de remédios sem receita em supermercados e a redução do prazo de reembolso dos cartões de crédito.
Safra maior
Rui Costa, ministro-chefe da Casa Civil, comenta que o governo espera uma redução no preço dos alimentos a partir de uma safra maior este ano. “Nossa expectativa é de que a safra seja muito melhor". (Com informações da Agência Brasil)