Na manhã desta sexta-feira (20), na sede da Conmebol, em Luque, no Paraguai, a entidade sorteou os grupos do pré-olímpico masculino de futebol. O Brasil ficou no grupo A da dona da casa, com Colômbia, Equador e Bolívia. A equipe comandada por Ramon Menezes saiu do caminho da arquirrival Argentina.
A competição ocorre nos meses de janeiro e fevereiro de 2024, a Venezuela é uma das cabeças de chave. A outra chave ficou: Argentina, Uruguai, Chile, Paraguai e Peru no grupo B. As duas melhores equipes de cada grupo, disputam um quadrangular final, que define as duas seleções para Olimpíadas de Paris 2024.
A seleção brasileira é a atual bicampeã olímpica, irá em busca do terceiro ouro de sua história. Ramon Menezes, antes desse desafio, terá os jogos Pan-Americano de Santiago, que começa nesse final de semana. Na competição americana, os adversários do Brasil serão: Estados Unidos, Colômbia e Honduras.
A seleção brasileira masculina atuando nos jogos olímpicos é o país com mais medalhas, com sete no total. O país, até 2016, não havia sido vencedora na competição, passando por diversas gerações que não conseguiram essa conquista. Na próxima olimpíada, o Brasil, caso vença o torneio, será pela primeira vez na história que um país vence três vezes seguidas.