O Brasil é uma grande potência no esporte no continente americano, nas últimas edições do Pan-Americano, conquistou mais de 100 medalhas. Na edição de 2023, que ocorre em Santiago, começando nesta sexta-feira (20), tem como meta atingir o total de 200 medalhas. As projeções do próprio comitê têm 199 pódios para está presente.
As principais modalidades que podem levar o Brasil ao pódio são: atletismo, ginástica, judô, natação, boxe devido várias finais individuais. Essas modalidades têm atletas que competem em outras provas, aumentando a chance de pódio para os atletas. A ginástica, somando todas as provas, poderá se tonar a maior vencedora do Pan, por motivos de grandes nomes competindo.
Na sequência é a Natação, que tem nomes com projeção mundial para conquistar medalhas nessa edição. Nos últimos anos de disputa, a Natação se destacou bastante com Ana Marcela Cunha, nas competições de mar aberto, Guilherme Costa, favorito nas provas de 400 m, 800 m e 1500 m, nas piscinas.
O skate fará sua estreia no Pan, tendo a Rayssa Leal, como a principal favorita ao ouro. A fadinha, em sua primeira participação esportiva, ficou com a medalha de prata nos jogos de Tóquio em 2021. Nos esportes coletivos como futebol, handball, vôlei estão entre os favoritos para conseguir medalhas tanto no masculino, como no feminino.