Relembre quais times brasileiros que caíram na fase Pré libertadores

Corinthians e Bahia estreiam na segunda fase, onde clubes do Brasil já tropeçaram antes

Ronaldo na eliminação do Corinthians contra o Tolima em 2011 | Foto: Felipe Caicedo/LatinContent via Getty Images
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

A fase preliminar da Conmebol Libertadores 2025 tem início nesta terça-feira (4) com o duelo entre Monagas-VEN e Defensor-URU. Os representantes brasileiros, porém, só entram em campo na segunda fase, que começa em 18 de fevereiro. Corinthians e Bahia enfrentarão Universidad Central-VEN e The Strongest-BOL, respectivamente.

Apesar do favoritismo impulsionado por orçamentos mais robustos, clubes brasileiros têm um histórico de eliminações surpreendentes na Pré-Libertadores. Relembre algumas dessas quedas marcantes:

Veja as eliminações

2011 - Tolima-COL x Corinthians

Em 2011, o Corinthians protagonizou uma das eliminações mais chocantes da história da competição. Com um elenco estrelado por Ronaldo Fenômeno e Roberto Carlos, sob comando de Tite, o time empatou sem gols no Pacaembu e perdeu por 2 a 0 na Colômbia para o modesto Deportes Tolima. A eliminação gerou protestos da torcida e marcou a saída dos craques do clube.

2018 - Nacional-URU x Chapecoense

A Chapecoense enfrentou o tricampeão, o Nacional do Uruguai em 2018 e acabou eliminada após perder ambos os jogos por 1 a 0.

2019 - São Paulo x Talleres-ARG

O São Paulo também sofreu na fase preliminar em 2019. O Tricolor perdeu por 2 a 0 fora de casa para o Talleres e não conseguiu reverter a desvantagem no MorumBIS, o que resultou em crise no clube.

2020 - Guarani-PAR x Corinthians

Em 2020, o Corinthians voltou a ser eliminado, desta vez pelo Guarani do Paraguai. O time perdeu o primeiro jogo por 1 a 0 e, apesar de vencer por 2 a 1 na Neo Química Arena, foi eliminado pela regra do gol fora de casa.

2021 - Ind. Del Valle-EQU x Grêmio

O Grêmio passou pela segunda fase em 2021, mas caiu na terceira, eliminado pelo Independiente Del Valle após duas derrotas por 2 a 1. 

2022 - Olimpia-PAR x Fluminense

O Fluminense também não escapou das surpresas da Pré-Libertadores. Em 2022, o time foi eliminado pelo Olimpia nos pênaltis, após empate no tempo regulamentar.

2023 - Fortaleza x Cerro Porteño-PAR

Em 2023, o Fortaleza foi eliminado após duas derrotas para o Cerro Porteño do Paraguai.

2024 - Red Bull Bragantino x Botafogo

O confronto mais recente entre brasileiros aconteceu em 2024. O Red Bull Bragantino passou pelo Rionegro Águilas-COL nos pênaltis, enquanto o Botafogo goleou o Aurora por 6 a 0. Na fase seguinte, os dois se enfrentaram, e o Botafogo avançou com uma vitória por 2 a 1 e um empate em 1 a 1. O Glorioso acabou conquistando o título da Libertadores em 2024, tornando-se o único clube brasileiro a levantar a taça após passar pela fase preliminar.

Leia Mais
Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES