Quatro treinadores de futebol tiveram sua carreira destruída. Eles foram citados em uma investigação da Liga Nacional de Futebol Feminino dos Estados Unidos (NWSL) sobre abuso e negligência. E foram banidos do esporte, informou a entidade nesta segunda-feira.
As punições, na verdade, revelam uma medida que integra parte de um amplo pacote de suspensões e multas contra vários indivíduos e organizações. A liga disse no mês passado que detectou "má conduta contínua" na maioria dos clubes que a compõem.
Evidências
Tudo foi possível após uma investigação anterior que mostrou em detalhes evidências de assédio e abusos. A investigação analisou as reclamações das jogadoras ao longo de 14 meses e descobriu falhas sistêmicas na liga.
Os treinadores banidos nesta segunda-feira são Paul Riley, Christy Holly, Rory Dames e Richie Burk. Outras sete pessoas também receberam suspensões ou serão obrigadas a reconhecer irregularidades e aceitar a responsabilidade por má conduta antes de serem consideradas para um futuro emprego na NWSL.
Jogadoras
A comissária da NWSL, Jessica Berman, disse que a liga "continuará a priorizar a implementação e melhoria de políticas, programas e sistemas que priorizam a saúde e a segurança" das jogadoras.