Esporte e justiça: brasileiro enfrenta atleta condenado por estupro nas Olimpíadas

O holandês admitiu três acusações de violência sexual contra uma criança que conheceu no Facebook e foi condenado em março de 2016 a quatro anos de prisão.

Brasileiros, nas extremidades, e ao centro, Van de Velde, acusado de abuso sexual | Thomas SAMSON / AFP / Thomas SAMSON / AFP
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Evandro e Arthur garantiram vaga nas oitavas de final do vôlei de praia nas Olimpíadas. De acordo com o chaveamento, a dupla enfrentará os holandeses Van de Velde e Immers, 11º no ranking mundial. Van de Velde foi condenado por estupro de uma menina britânica de 12 anos.

O holandês admitiu três acusações de violência sexual contra uma criança que conheceu no Facebook e foi condenado em março de 2016 a quatro anos de prisão. Segundo o jornal britânico “Telegraph”, ele viajou para o Reino Unido em agosto de 2014 para se encontrar com a vítima. Na época, Van de Velde tinha 19 anos e era uma estrela em ascensão no vôlei de praia.

Van de Velde cumpriu apenas 12 meses de prisão na Holanda. O jogador foi autorizado a reabilitar sua carreira olímpica e garantiu a vaga para os Jogos de Paris. A participação do holandês provocou protestos de internautas, que expressaram indignação com sua presença nos Jogos, causando um dilema moral para o Comitê Olímpico Internacional. Segundo o documento do COI, todo atleta olímpico é obrigado a assinar uma Declaração de Direitos e Responsabilidades dos Atletas, que inclui o item “atuar como um modelo”.

Evandro e Arthur venceram os três jogos que disputaram, sem ceder sets aos adversários, terminando na liderança do Grupo E.

Leia Mais
Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES