Sensação nas Olimpíadas de Paris este ano, Daniele Lavia, 24 anos, não é só mais um rostinho lindo do vôlei. Atuando como um jogador da seleção italiana de vôlei que atua como ponteiro, ele tem talento de sobra, dentro e fora das quadras. Sua trajetória no esporte começou na temporada 2014-15, quando integrou o Corigliano Volley na Série A2.
Lavia permaneceu no clube também na temporada seguinte, jogando na Série B1, após a equipe desistir de participar da Série A2. Na temporada 2016-17, ele se transferiu para o Materdomini Volley, também da Série A2, onde jogou por dois anos.
Na temporada 2018-19, Lavia subiu para a primeira divisão italiana, defendendo as cores do Porto Robur Costa. Após dois anos, ele se juntou ao Modena Volley na temporada 2020-21. No ano seguinte, Lavia assinou com o Trentino Volley, onde conquistou o título da Supercopa Italiana em 2021.
Carreira na Seleção
Nas categorias de base, Lavia conquistou a medalha de prata no Campeonato Europeu Sub-20 de 2017. Em 2019, foi convocado para a seleção sub-21, onde obteve mais uma medalha de prata no Campeonato Mundial Sub-21, além de ser reconhecido como um dos melhores ponteiros do torneio.
Ainda em 2019, Lavia foi chamado para a seleção adulta italiana. Com a equipe principal, ele conquistou a medalha de ouro no Campeonato Europeu de 2021, onde também foi eleito um dos melhores ponteiros. No ano seguinte, Lavia alcançou um dos maiores triunfos de sua carreira ao se tornar campeão mundial, após a seleção italiana derrotar a Polônia na final do Campeonato Mundial de 2022.