Governo do Rio lança edital de concessão do Maracanã nesta sexta-feira

A dupla Fla-Flu tem a permissão de locatário até dezembro de 2023

Estádio Jornalista Mário Filho, Maracanã | Foto: Giba Perez / ge
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Na sexta-feira (20), o Governo do estado do Rio de Janeiro lançará o edital de licitação do Maracanã. A notícia foi informada pelo jornalista Ancelmo Góis do “O Globo” e confirmada pelo secretário da Casa Civil, Nicola Marcone. Desde 2019, os clubes e empresas estão aguardando para poder comandar o principal palco do estado.

Leia Mais

O governo do estado rompeu com a Odebrecht, que conseguiu a licitação após as obras para a Copa do Mundo de 2014 no Brasil. Em 2022, o edital iria ser lançado para receber as propostas, porém nas vésperas da data, o TCU suspendeu a concorrência, gerando atrito e irregularidades ao edital.

“Vai ser lançado amanhã, às 8h, no Diário Oficial. Também vamos prolongar o atual TPU (Termo de Permissão de Uso) por dois meses, até o final do ano. Começo de novembro vamos receber as propostas para o chamamento e no começo de dezembro para o início da concorrência definitiva”, disse Nicola Marcone, secretário da Casa Civil.

A dupla Fla-Flu irá receber a permissão pela décima vez, a autorização de administrar o estádio. Porém, conforme o secretário, será de 360 dias e não de 180, como anteriormente. A lógica, segundo o Nicola, será para que atenda as demandas do futebol nacional na próxima temporada.

“Não sabemos se a licitação vai ser resolvida no primeiro trimestre ou no primeiro semestre de 2024, como a gente espera. Mas pode haver recurso, alguma questão, então fizemos assim para preservar o calendário do futebol”, explicou Nicola.

Até o momento existem três interessados para a concessão do Maracanã: a dupla Fla-Flu, o Vasco, com dois parceiros e a Arena BSB, que administra o Mané Garrincha. O governo do estado irá receber as propostas até dezembro desse ano. Nos bastidores, o Vasco entrou com um recurso para se juntar a Flamengo e Fluminense, como administradores do estádio.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES