Em uma tarde de domingo na Neo Química Arena, o Corinthians, sob o comando de Vanderlei Luxemburgo, finalmente conquistou uma vitória. Pela 8ª rodada do Campeonato Brasileiro, a equipe derrotou o Fluminense por 2 a 0. Os gols do Timão foram marcados por Róger Guedes, e a partida marcou o aguardado retorno de Renato Augusto aos gramados, após um período de 52 dias afastado devido a problemas físicos.
Com essa vitória, o Corinthians conseguiu escapar da zona de rebaixamento, alcançando a 14ª posição do Brasileirão com oito pontos. Enquanto isso, o Fluminense de Fernando Diniz ocupa a 5ª colocação, com 13 pontos.
A próxima partida do Corinthians será em casa, na quarta-feira, contra o Atlético-MG, pela volta das oitavas de final da Copa do Brasil, às 21h30 (horário de Brasília). Já o Fluminense enfrentará o rival Flamengo na quinta-feira, às 20 horas.
No primeiro tempo, a partida seguiu o roteiro esperado. O Fluminense dominou a posse de bola, enquanto o Corinthians adotou uma postura defensiva, apostando nos contra-ataques. Inicialmente, o Timão se comportou bem e sofreu poucas ameaças, mas, na segunda metade do tempo, o Tricolor Carioca cresceu, criando finalizações perigosas.
Aos 25 minutos, Ganso serviu Lima pelo lado direito, que passou para Samuel Xavier, resultando em uma defesa de Cássio. Pouco depois, André finalizou de fora da área, mas o goleiro corintiano novamente fez uma intervenção. Enquanto isso, o Corinthians tentava lançamentos longos para Adson pela direita ou para a dupla de ataque, sem muito sucesso.
O segundo tempo começou com um ritmo diferente. O Corinthians avançou suas linhas de marcação, dificultando a saída de bola do Fluminense. Aos cinco minutos, o Timão teve uma grande chance: Maycon encontrou espaço pelo meio, avançou e finalizou de fora da área, obrigando Fábio a fazer a defesa.
A melhora corintiana foi recompensada aos 14 minutos. Roni fez um lançamento para Matheus Bidu, que encontrou espaço e cruzou para Yuri Alberto, que tocou para Róger Guedes completar sozinho e balançar as redes.
Aos 26 minutos, um momento especial ocorreu na Neo Química Arena: Renato Augusto retornou aos gramados após 52 dias afastado devido a uma lesão no joelho. A entrada do camisa 8 inflamou o estádio, que já sentia uma melhora do desempenho do Corinthians na partida.
Nos minutos finais, o Fluminense intensificou sua pressão com as substituições ofensivas do técnico interino Eduardo Barros. No entanto, o Corinthians conseguiu se segurar defensivamente e, nos acréscimos, ampliou a vantagem com mais um gol de Róger Guedes. O camisa 10 completou um cruzamento de Fagner de cabeça e confirmou a vitória do Timão.