O clássico entre Corinthians e São Paulo, válido pela 6ª rodada do Brasileirão 2023, foi marcado por polêmicas na arbitragem e cânticos homofóbicos na tarde deste domingo (14) em Itaquera. Com um gol para cada lado, o Majestoso acabou empatado em 1 a 1.
Logo aos 14 minutos do primeiro tempo, o São Paulo abriu o placar com Michel Araújo, após cruzamento rasteiro de Rafinha. O Tricolor ainda dominou a posse de bola na primeira etapa e teve um gol anulado de Calleri, que o árbitro julgou ter havido falta em Fagner.
A partida seguiu intensa no segundo tempo, com chances para ambos os lados. Juan, do São Paulo, chegou a marcar um gol, mas foi anulado por impedimento. Já nos acréscimos, o Corinthians teve um pênalti polêmico marcado a seu favor, e Róger Guedes converteu a cobrança para empatar o jogo.
Além das polêmicas de arbitragem, o jogo foi marcado por confusões e paralisações. O árbitro Bruno Arleu de Araújo interrompeu o jogo por causa de gritos homofóbicos entoados pela torcida do Timão. Os cânticos começaram antes da bola rolar e aconteceram em diferentes momentos durante o jogo. A partida foi pausada por esse motivo aos 17 minutos do segundo tempo e retomada cerca de quatro minutos depois.
O Corinthians chegou a publicar no Twitter uma mensagem usando algumas palavras da mesma música homofóbica cantada pela torcida, mas em seguida apagou
O fato deve ser registrado na súmula da partida e será enquadrado no artigo 243-G do Código Brasileiro de Justiça Desportiva, que versa sobre "praticar ato discriminatório, desdenhoso ou ultrajante, relacionado a preconceito em razão de origem étnica, raça, sexo, cor, idade, condição de pessoa idosa ou portadora de deficiência."
Cartões amarelos também foram distribuídos a vários jogadores das duas equipes. Com o empate, o Corinthians permanece na 10ª posição na tabela do Brasileirão, enquanto o São Paulo segue sem vencer na Neo Química Arena. As equipes agora se preparam para a sequência da temporada, com jogos pelas oitavas de final da Copa do Brasil, ambos na quarta-feira (17). O Corinthians enfrenta o Atlético-MG fora de casa, enquanto o São Paulo encara o Sport como visitante.