A Conmebol oficializou nesta segunda-feira (19) que Claudio "Chiqui" Tapia, presidente da Associação Argentina de Futebol (AFA), assumirá interinamente a vaga sul-americana no Conselho da Fifa até 2027. A decisão foi tomada após o afastamento de Ednaldo Rodrigues da presidência da CBF e aprovada por unanimidade pelo Conselho da Conmebol em reunião realizada pela manhã. A CBF, única ausente entre os votantes, foi convocada, mas não participou.
Mudanças
Com a saída de Ednaldo, a CBF segue sob comando interino de Fernando Sarney, vice da antiga gestão. A eleição para o novo presidente da entidade, prevista para o ciclo 2025-2029, ainda não foi realizada, mas o médico Samir Xaud é o único candidato. Ele, que já havia sido eleito para presidir a Federação Roraimense de Futebol, não tomará posse na FRF por assumir a CBF. Mesmo assim, nem ele nem Tapia têm garantias de manter suas posições no Conselho da Fifa.
A nomeação de Tapia marca o fim de uma hegemonia brasileira de quase 30 anos no posto, mantida desde a era Ricardo Teixeira. A decisão da Conmebol reflete um movimento inédito diante das recorrentes crises políticas da CBF, que, historicamente, enfrentou sucessões conturbadas, como nas gestões de José Maria Marin, Marco Polo Del Nero e Rogério Caboclo. Desta vez, Fernando Sarney, atual presidente interino, não foi indicado para suceder Ednaldo no cargo da Fifa.