Ednaldo Rodrigues foi afastado da presidência da CBF na quinta-feira (5), por decisão do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro. A medida foi motivada por suspeita de falsificação da assinatura do vice-presidente Coronel Nunes em um documento que reforçava sua permanência no cargo. Ednaldo deixa a entidade após três anos à frente.
Nomeado interventor, o vice-presidente Fernando Sarney assume interinamente a presidência da CBF e já anunciou que solicitará a realização de novas eleições para o cargo.
“Informo que já assinei o termo de posse e que a nova eleição para o cargo de presidente da CBF – ‘Quadriênio 2025-2029′ – será convocada o mais rápido possível. As datas, os procedimentos e demais informações do processo eleitoral serão divulgados com a máxima brevidade”, disse Sarney.
Possíveis candidatos
Ronaldo Fenômeno surge como possível candidato, após ter tentado, sem sucesso, obter apoio das federações para a eleição de março deste ano. Naquele momento, contou apenas com o apoio da Federação Paulista de Futebol e acabou desistindo da disputa.
Ronaldo oficializou sua candidatura à presidência da CBF em dezembro de 2024, destacando como principal motivação o desejo de recuperar o respeito mundial pelo futebol brasileiro. Ele afirmou que quer transformar a CBF na “empresa mais amada do Brasil”.
Reinaldo Carneiro Bastos, presidente da Federação Paulista de Futebol (FPF), também pode ser candidato à presidência da CBF. Ele já atuou como interventor em 2021, após a anulação da eleição de Rogério Caboclo pelo Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro. Segundo o jornalista Jorge Nicola, Bastos sempre sonhou em presidir a CBF, mas evita confrontos, motivo pelo qual não participou do manifesto.
Fernando Sarney, vice-presidente da CBF e filho do ex-presidente José Sarney, foi nomeado interventor pela Justiça nesta quinta (15). Ele assumiu por ser o membro mais antigo, já que a eleição de Ednaldo Rodrigues foi anulada. Se o critério fosse idade, Rubens Lopes, presidente da Federação do Rio, assumiria a presidência.
Fernando Sarney, 70 anos, é filho do ex-presidente José Sarney e irmão de Roseana Sarney, deputada federal pelo Maranhão (MDB), e José Sarney Filho, secretário de Meio Ambiente do Distrito Federal (PV).
(Com informações da CNN Brasil)