Austrália desiste de Copa do Mundo e Arábia vira grande favorita; entenda

País da Oceania recebeu o mundial feminino neste ano e visava conseguir a competição masculina em 2034

Taça da Copa do Mundo junto com as bandeiras da confederações internacionais. | Foto: Divulgação/Fifa
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Na manhã desta terça-feira (31), a Austrália desistiu de ver sediar a Copa do Mundo de 2034, deixando o caminho livre para Arábia Saudita. Em comunicado oficial, a Football Austrália informou que o foco do país será nas competições da Copa da Ásia de 2026 e o Mundial de Clube de 2029. A desistência da Austrália, faz com que o país saudita seja candidato único.

Leia Mais

Exploramos a oportunidade de candidatura à sede da Copa do Mundo e, tendo levado todos os fatores em consideração, chegamos à conclusão de não fazê-lo para a competição de 2034. Em vez disso, acreditamos estar em uma posição forte para sediar a competição internacional feminina mais antiga do mundo, a Copa da Ásia Feminina de 2026, e depois receber os maiores times do mundo do futebol no Mundial de Clubes de 2029.”, diz o comunicado.

O prazo para enviar as propostas para sediar o mundial encerra nesta terça-feira (31). A Arábia Saudita, que fez grandes investimentos recentes no país, foi o único país que demonstrou interesse na Copa de 2034. O país do Oriente Médio alega ter o apoio de mais de 70 nações de diferentes confederações. A FIFA deverá informar a sede do mundial, no primeiro trimestre de 2024.

Com essa possibilidade de disputar no Oriente Médio novamente, a FIFA faz com que a competição retorne à localidade em pouco tempo. Em 2022, a Copa do Mundo foi disputado no Catar em dezembro daquele ano. Com essa mudança, fez com que a disputa alterasse o calendário mundial do futebol.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES