Pela quarta rodada das eliminatórias da Copa do Mundo de 2026, o Brasil perde de 2 a 0 para o Uruguai. A equipe de Fernando Diniz, tem a sua primeira derrota no torneio, que acabou perdendo a vice-liderança para a equipe celeste olímpica. Durante o jogo o Neymar ainda saiu machucado com risco de lesão grave.
Nos primeiros momentos do jogo, as duas equipes trocaram muitos passes sem muita objetividade. O meio do jogo, acabou ficando muito congestionado e não tendo a opção de finalizações para as duas equipes, até os 15 minutos do primeiro tempo. Com o jogo fechado, as faltas foram elevadas nesse primeiro tempo.
As tentativas do Brasil foram de bolas alçadas na área, mas sem muito sucesso para a conclusão. Nos contra-ataques uruguaios, não conseguiu imprimir sua velocidade, errando o passe final para a finalização dos atacantes celestes. Aos 41 minutos, na jogada pela esquerda, Maximiliano Araújo, cruzou na medida para Darwin Nunes, abrir o placar, 1 a 0.
Na volta do intervalo, o Brasil continuou tentando organização no ataque, mas sem sucesso em suas tentativas. As paralisações com as faltas continuaram em boa parte do segundo tempo. As oportunidades criadas pela equipe brasileira, foram nas bolas paradas, principalmente nos escanteios.
Aos 23 minutos, Rodrygo cobra uma falta perigosa, tendo a maior chance de balançar as redes na partida. Com a pressão uruguaia, acabou fazendo o segundo gol, com De La Cruz. Na jogada de lateral direta para área, Darwin Nunes domina e toca para o camisa 7, fazer 2 a 0. A seleção brasileira não conseguiu se encontrar depois do jogo e acabou perdendo a partida.
O Brasil volta a campo em novembro, quando enfrenta a Colômbia no dia 14 de novembro, às 21h (horário de Brasília), no Estádio Metropolitano de Barranquilla. Na rodada seguinte, tem o confronto contra a Argentina, dia 17 de novembro, às 21h30 (horário de Brasília, no Maracanã. O Uruguai chegou aos sete pontos e na vice-liderança das eliminatórias, o Brasil caiu para terceiros com a mesma pontuação.