Geóloga revela descoberta sobre a localização da pintura da Mona Lisa

Recentemente, a geóloga e historiadora da arte renascentista Ann Pizzorusso afirmou ter solucionado um dos mistérios em torno da obra

Mona Lisa, pintada por Leonardo da Vinci | Museu do Louvre, em Paris
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

A Mona Lisa de Leonardo da Vinci, famosa por seu enigmático sorriso, continua a intrigar o mundo mesmo após mais de cinco séculos desde sua criação. Recentemente, a geóloga e historiadora da arte renascentista Ann Pizzorusso afirmou ter solucionado um dos mistérios em torno da obra: o local onde foi pintada. Ela identificou a paisagem retratada como a cidade italiana de Lecco, às margens do Lago Como, com base em elementos como uma ponte do século 14 vista ao fundo da figura.

ARTE: Suas descobertas foram apresentadas em uma conferência no norte da Itália, ressaltando a habilidade de Leonardo não apenas como artista, mas também como observador meticuloso do ambiente, unindo assim as disciplinas de arte e geologia. 

"Eu o considero o pai da geologia. Uma das marcas registradas de Leonardo é a precisão geológica. Você olha para qualquer pintura onde ele tenha colocado pedras ou botânica, e é perfeitamente natural, perfeitamente identificável. Essa é uma de suas marcas registradas", explica.

GEÓLOGA: Pizzorusso compartilhou em uma entrevista ao podcast Global News, da BBC World Service, que seguiu os rastros de Leonardo até sua visita à cidade meio milênio atrás. "Eu poderia olhar suas pinturas e desenhos e ainda ver a paisagem mesmo depois de todos esses anos", diz.

Ao longo dos anos, historiadores da arte se empenharam em identificar a ponte retratada na pintura da Mona Lisa, uma estrutura que é encontrada em diversas cidades italianas. 

NA ITÁLIA: "Descobri que todo mundo estava apenas olhando para as pontes. É como procurar um [carro] mini cooper. Eles estavam por toda parte na Itália", conta. "É preciso ter uma ponte, mas também é preciso ter a geologia e o lago. E foi aqui."

PASSOU MUITO TEMPO: Pizzorusso associou as características geológicas da pintura a Lecco, uma cidade situada no norte da Itália, e sugere que o retrato mundialmente conhecido foi criado lá. "Lago de Como, é aqui que Leonardo passou muito tempo porque estava tentando construir um canal de Milão até o lago de Como, e não conseguiu porque havia certas partes onde era o solo era muito rochoso", completa.

GEOLOCALIZAÇÃO: Pizzorusso indica que a cadeia montanhosa visível ao fundo do retrato representa os Alpes, uma região que Leonardo da Vinci visitou. Ela também argumenta que a ponte em segundo plano é a Azzone Visconti, erguida no século 14. Para chegar a essas conclusões, Pizzorusso empregou ferramentas de geolocalização como Google Maps, Google Earth e drones. "Tudo se encaixou", comemora.

HIPÓTESE: Uma teoria de 2011 propunha que a ponte e a estrada na pintura estavam localizadas em Bobbio, uma pequena cidade ao norte da Itália. Outra hipótese sugeriu que Leonardo da Vinci retratou uma ponte na província de Arezzo. 

INSPIRAÇÃO: A Ponte Romito em Laterina também foi considerada como possível inspiração para a obra. Além de ser um pintor renomado, Leonardo da Vinci também foi escultor, engenheiro, cientista, matemático e inventor. Suas descobertas revolucionárias, feitas há mais de 500 anos, continuam a moldar a forma como vivemos até os dias de hoje.


 

Leia Mais
Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES