Você já se perguntou por que chamamos o Papa de “Papa”? E essa é uma pergunta cuja resposta não é muito simples, pois, ao longo da história, o termo adquiriu diferentes significados, até se tornar uma expressão exclusivamente ao líder da Igreja Católica. Vamos entender juntos? Revelar a curiosidade.
Qual é o significado da palavra “Papa”?
O primeiro significado vem do século III, pois é dito que “Papa” vem do vocabulário grego e o define como uma palavra onomatopaica, quer dizer, imita um som ou representa um som natural, que significa pai, papai ou até mesmo paizinho, uma forma carinhosa e respeitosa de se referir a uma figura paterna. E naquela época era usado para se referir respeitosamente aos bispos da área da Ásia Menor.
e a partir do século IX
“Papa” passou a ser usado exclusivamente para se referir ao bispo de Roma, num sentido específico como o Pai de Roma. Mais tarde, vindo do latim, à palavra “Papa” foram atribuídas duas características retiradas da primeira sílaba de dois termos latinos que designam o sucessor de São Pedro como “Pai” e “Pastor”, que em latim são Pater e Pastor.
Papa é uma sigla?
Afirma-se que a primeira evidência arqueológica do uso da palavra “Papa” foi encontrada nas catacumbas de São Calixto, em Roma. Este testemunho é uma sigla, ou seja, uma palavra formada pelas iniciais de várias palavras, que vem da frase “aquele que recebe o poder do apóstolo Pedro”.
Petri Apostoli Potestatem Accipiens = PAPA