Consumir manga com leite realmente faz mal ao organismo? Confira! - Quantidades diárias

Certamente essa é uma das combinações mais polêmicas da alimentação. - Quantidades diárias

Slide 4 de 6

Quantidades diárias

Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

A quantidade recomendada de leite varia de acordo com a idade e a condição de saúde, e está relacionada com a necessidade de suplementação do cálcio. No geral, adultos saudáveis precisam de cerca de 1.000 mg do mineral por dia, o que pode ser obtido com duas ou três porções de lácteos (leite, queijos e iogurte).

A atenção fica para os pequenos abaixo de 1 ano de vida quanto ao consumo de leite não materno. O ideal é iniciá-lo a partir de um ano de idade, pois antes disso o intestino das crianças ainda não está 100% maduro para digeri-lo. O líquido integral derivado da vaca não contém vitamina E, ferro e ácidos graxos essenciais suficientes. Em contrapartida, há a obtenção de muita proteína, sódio e potássio. Estes níveis podem ser muito altos para o organismo da criança. A proteína e gordura do leite são mais difíceis para os pequenos digerirem e absorverem. 

A restrição fica apenas para quem tem alergia às proteínas do leite, principalmente a caseína e as proteínas do soro. Já as pessoas intolerantes à lactose, conhecida como o açúcar do leite, podem e devem ingeri-lo. Para estes casos, há opções de produtos no mercado sem lactose e também está à venda a enzima lactase —em forma líquida ou em cápsulas—, que minimiza os efeitos do problema e ajuda na digestão.

Quanto à manga, ela entra no grupo total de frutas. Segundo os especialistas, o indicado é o consumo de três a cinco porções diárias de frutas variadas, de preferência in natura. Não há contraindicação para a ingesta desta espécie em particular, nem mesmo para os diabéticos. 

Carregue mais
Tópicos
SEÇÕES