Saiba como os senadores do Piauí votaram no projeto do Marco Temporal

Segundo o teor do projeto, os povos indígenas só terão direito à posse das áreas que ocupavam de forma “permanente” até a data da promulgação da Constituição de 1988, em 5 de outubro.

Avalie a matéria:

O Senado Federal aprovou nesta quarta-feira (27), com uma votação de 43 parlamentares a favor e 21 contrários, o projeto que estabelece o chamado marco temporal para a demarcação de terras indígenas. 

No âmbito dos representantes do Piauí, Jussara Lima (PSD) e Marcelo Castro (MDB) se posicionaram contra o Projeto de Lei do Marco Temporal, enquanto Ciro Nogueira (Progressistas) votou a favor da proposta.

Leia Mais

Antes de passar pelo Plenário, o texto foi aprovado  pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, mantendo a versão do projeto proveniente da Câmara dos Deputados, aprovada em maio. Agora, o projeto para sanção presidencial.

Marcelo e Jussara votaram contra; e Ciro a favor (Fotos: Agência Senado)Segundo o teor do projeto, os povos indígenas só terão direito à posse das áreas que ocupavam de forma "permanente" até a data da promulgação da Constituição de 1988, em 5 de outubro.

Na prática, isso implica que as comunidades indígenas terão o direito de reivindicar a posse das terras apenas se puderem comprovar sua ocupação antes do dia 5 de outubro de 1988. Do contrário, correm o risco de serem removidas dessas áreas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Veja Também
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.


Tópicos
SEÇÕES