A diretora nacional do Sebrae e ex-vice-governadora do Piauí, Margarete Coelho, participou do BRICS Women's Entrepreneurship Forum, realizado em Moscou, na Rússia. O evento reuniu representantes do bloco político dos países em desenvolvimento para discutir estratégias e soluções inovadoras para promover o empreendedorismo feminino no setor industrial.
Durante o diálogo, Coelho - que atuou como deputada federal na legislatura passada, se comprometeu a atuar para que leis que prejudicam as mulheres sejam banidas do Brasil.
"O Sebrae quer cuidar dessa mulher, estar ao lado dela, estar do lado dela e está buscando melhorias na nossa legislação, nós estamos trabalhando fortemente no Congresso nacional para que algumas leis que estão desfavoradas para as mulheres, para que elas sejam banidas e ao contrário, serem substituídas por outras que tenham esse apoio que nós precisamos".
Desafios e soluções para o empoderamento das mulheres na indústria
O Fórum de Empreendedorismo Feminino (BRICS Women's Entrepreneurship Forum) abordou os principais desafios e soluções para o empoderamento das mulheres na indústria. Entre os temas debatidos, estiveram:
- Acesso ao crédito e financiamento: As participantes destacaram a necessidade de facilitar o acesso das mulheres ao crédito e financiamento, para que possam investir em seus negócios e ampliar sua participação no mercado.
- Capacitação e treinamento: A importância de investir em programas de capacitação e treinamento para as mulheres foi outro ponto em destaque. O objetivo é que elas adquiram as habilidades e conhecimentos necessários para serem competitivas no mercado de trabalho.
- Quebra de barreiras culturais: As participantes também discutiram a necessidade de romper com as barreiras culturais que ainda impedem o avanço das mulheres na indústria.
Margarete coelho participa de fórum de empreendedorismo feminino do brics, na rússia (Foto: Divulgação)
Margarete Coelho destaca áreas de cooperação entre os países do BRICS
No painel "The Female Face of Industry in the BRICS", Margarete Coelho destacou áreas de cooperação e negócios entre os países do bloco, como economia criativa, saúde e comunicação.
"As mulheres desempenham um papel fundamental para economias mais inclusivas nos países dos BRICS, como impulsionadoras do progresso socioeconômico e protagonistas importantes na formação de um mercado de trabalho sustentável e diversificado", cravou.
Debate sobre o papel das mulheres em uma economia inclusiva
Margarete Coelho também participou do painel "O papel das mulheres em uma economia inclusiva nos BRICS", onde discutiu a importância da participação das mulheres para o desenvolvimento econômico e social dos países do bloco.
"No painel, compartilhamos experiências e melhores práticas para aumentar a participação das mulheres na formação de um ambiente de negócios inclusivo que promova o desenvolvimento sustentável nos países do BRICS".
O BRICS Women's Entrepreneurship Forum é uma plataforma importante para o diálogo e a cooperação entre as mulheres empreendedoras dos países do BRICS. O evento contribui para o empoderamento das mulheres e para a construção de um futuro mais próspero e sustentável para todos.
Outras participantes do painel:
- Galina Volkova (Rússia) - Fundadora do Grupo Othomoda e coordenadora do grupo de trabalho de economia inclusiva do WBA BRICS
- Zhang Junjin (China) - Gerente Geral da NAO Technology
- Dra. Zhang Dandan (China) - Fundadora e presidente da China Agricultural Credit Financial Technology Company e secretária-geral do comitê de revitalização rural da fundação de pesquisa sobre reforma econômica da China
- Nigest Haile (Etiópia) - Fundadora e diretora-executiva do Centro para a Aceleração do Empoderamento Econômico das Mulheres
- Mamta Bakliwal (Índia) - Co-fundadora e diretora de Tecnologia da Empower Integrated Solutions
- Mina Mehrnoosh (Irã) - Proprietária e CEO da KASBINO
- Nefertari Galeta (África do Sul) - Mestranda e Consultora na Carnegie Mellon University
O BRICS Women's Entrepreneurship Forum é uma iniciativa da Aliança das Mulheres de Negócios dos BRICS (WBA BRICS).