Mudar a ordem dos alimentos pode reduzir até 37% da glicose, diz estudo

Pequenas mudanças na sua rotina podem fazer uma grande diferença para a sua saúde; veja por qual começar

Refeição saudável | Reprodução/Internet
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Após um estudo realizado por cientistas da Weil Cornell Medical College, foram encontrados resultados que mostram que a ordem em que você consome os alimentos durante uma refeição pode fazer uma grande diferença nos níveis de glicose no sangue.

PESQUISA COM PESSOAS DIABÉTICAS

A pesquisa foi feita com 11 pessoas que têm diabetes tipo 2 e que tomam metformina, um medicamento comum para controlar a doença. Porém, em dois dias diferentes, os participantes comeram a mesma refeição, que incluía pão, suco de laranja, frango grelhado, salada e brócolis. No primeiro dia, eles comeram primeiro o pão e o suco, e depois o frango e os vegetais. No segundo dia, a ordem foi invertida: primeiro os vegetais e o frango, e por último o pão e o suco.

Os resultados foram surpreendentes. Quando os participantes comeram os vegetais e as proteínas antes dos carboidratos, os níveis de açúcar no sangue foram muito mais baixos depois da refeição. Em média, houve uma queda de até 37% nos níveis de glicose comparado a quando eles comeram os carboidratos primeiro. Além disso, os níveis de insulina, o hormônio que ajuda a controlar o açúcar no sangue, também foram mais baixos.

O QUE ISSO SIGNIFICA PARA QUEM TEM DIABETES?

Segundo os pesquisadores, isso é uma boa notícia para quem tem diabetes tipo 2, porque pode significar uma maneira simples e natural de melhorar o controle da glicemia apenas mudando a ordem dos alimentos no prato. A pesquisa ainda é preliminar, e mais estudos são necessários para entender todos os benefícios e como aplicar essa prática no dia a dia, mas os resultados são promissores.

NOVA ESTRATÉGIA

Se você tem diabetes, pode valer a pena tentar essa nova estratégia: comece sua refeição com os vegetais e as proteínas e deixe os carboidratos por último. Pequenas mudanças na sua rotina podem fazer uma grande diferença para a sua saúde.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES